quinta-feira, 18 de abril, 2024
28.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Receita vai controlar exportadores

- Publicidade -

Brasília – Após a publicação da Medida Provisória (MP) 315, anteontem,  que alterou a legislação cambial, a Secretaria da Receita Federal ampliará o  controle sobre as empresas que atuam no comércio exterior. O exportador que  quiser gozar do benefício da principal medida do pacote – a autorização para  deixar até 30% de seus dólares no exterior – será obrigado a permitir que a  Receita acompanhe a sua movimentação financeira em outro país.  Segundo o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Júlio Sérgio  Gomes de Almeida, trata-se de uma “quebra espontânea” de sigilo.

Além disso,  a tarefa de monitorar a liquidação de contratos de câmbio, até hoje desempenhada  pelo Banco Central (BC), passará para a Receita.  Ainda assim, o secretário-adjunto da Receita Carlos Alberto Barreto nega que  a Receita tenha ficado ainda mais poderosa. “Não se trata disso”, afirmou. Ele  explicou que todas as novas funções da Receita são uma adaptação do aparelho  governamental para a liberação na área de câmbio. “A legislação fiscal acompanhará  a abertura mais forte da não obrigatoriedade da cobertura cambial”, disse. 

Gomes de Almeida justificou a adoção do controle mais forte. “Trata-se de uma  medida muito importante, que mostra que a Receita não vai abrir mão do controle  dos contratos, pelo contrário, vai até ampliar”, observou o secretário. 

 Ele informou que a Receita Federal ganhou poderes para determinar  que tipo de informação deve de ser prestada pelo exportador, mas não adiantou  detalhes.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas