Economia
Rede Extra fecha as portas em Natal
Publicado: 00:00:00 - 15/01/2022 Atualizado: 23:14:39 - 15/01/2022
A rede de hipermercados Extra fecha as duas unidades em Natal neste domingo (16). A  varejista decidiu vender 70 pontos desse modelo ao Assaí, sua antiga divisão, transformada em empresa independente ainda no ano passado.

Magnus Nascimento
Em Natal, o Extra tem uma unidade na Avenida Roberto Freire, em Capim Macio, e a outra no Shopping Midway Mall, em Lagoa Nova

Em Natal, o Extra tem uma unidade na Avenida Roberto Freire, em Capim Macio, e a outra no Shopping Midway Mall, em Lagoa Nova


Em Natal, até o encerramento definitivo, o Extra detém um unidade na Avenida Roberto Freire, no bairro de Capim Macio, e a outra fica no Shopping Midway Mall, no bairro de Lagoa Nova. 

Em Capim Macio, o clima era de resignação entre os funcionários. Alguns  até  conversaram com a reportagem mas preferiram não ser identificados. Apesar do destino já traçado do local, um dos empregados apresentava certa tranqüilidade por ter outra oportunidade de emprego no horizonte. 

Outra colaboradora, que trabalhava há oito anos na empresa, foi pega de surpresa com o anúncio do fechamento no mês passado. "Para mim, é difícil, não tem como sentir uma perda. Além de perder o emprego, toda a minha rotina vai ser alterada porque querendo ou não eu passava mais tempo aqui do que em casa", comentou.

Já os consumidores que foram até a loja para aproveitar a queima de estoque e passaram horas no local para garantir os melhores preços. Foi o caso de Juliana Ferreira que encheu seu carrinho de itens de limpeza e higiene pessoal, além de conseguir promoções em alguns laticínios. "Nunca tinha participado de nada do tipo mas foi uma experiência louca. Marquei com a minha amiga e viemos nos primeiros dias também, tem que ter muita paciência e tempo para esperar porque os preços começam a baixar depois do meio dia. Ficamos umas quatro a cinco horas aqui", relata.

Natanael Felipe e seus sócios tem um negócio onde revendem produtos em promoção e aproveitaram a oportunidade para aumentar o estoque. "Estamos levando muito álcool gel, talheres e copos. Estamos acostumados a comprar mercadoria em situações como essa. Antes de vir aqui, passamos também na unidade da Maria Lacerda. Compramos tudo aquilo que estava barato e fazia sentido", diz Natanael. 

A bandeira Extra é um marco dos hipermercados. O formato foi concebido numa época em que o mix de produtos era amplo, com muitas categorias, de eletrônicos a roupas, e as famílias tinham por hábito se deslocar às unidades, ainda que mais distantes, para fazer grandes compras.

Em nota, o GPA afirmou que das 103 lojas da rede, 70 pontos comerciais foram vendidos ao Assaí, e as demais 33 unidades serão convertidas em outros formatos do GPA ou fechados. Segundo a marca, as unidades que pertencem ao grupo e deverão reabrir sob novas bandeiras nos próximos meses continuam funcionando para atender aos clientes durante a remodelação e, por isso, será possível visualizar essas mudanças de seções e adequações ao conceito de cada rede à medida em que a reforma acontece.

Grupo GPA esclarece mudanças
Em nota enviada à TRIBUNA DO NORTE, o grupo GPA esclareceu sobre as lojas da rede que serão convertidas na capital potiguar. Sobre a loja da Avenida Bernardo Vieira no Shopping Midway Mall, o grupo explicou que o ponto será transformado em um supermercado Pão de Açúcar e deverá reabrir sob a nova bandeira nos próximos meses. Enquanto isso, a loja continua funcionando para atender aos clientes da região durante a remodelação.

"A nova unidade do Pão de Açúcar vai contemplar o conceito G7 (Geração 7), que é baseado em iniciativas que redesenham completamente a experiência de compra dos clientes. Esse modelo de loja traz um layout que revitaliza o fluxo, reforça a integração da transformação digital ao processo de compra, valoriza espaços verdes e as seções de produtos sustentáveis, além de ampliar o sortimento de produtos premium e trazer a criação de espaços de convivência com produtos prontos para o consumo", pontuam na nota.

Para a loja da Avenida Roberto Freire, ainda não há definição sobre o destino do empreendimento. "Estimamos que o fechamento completo da transação dos pontos do Extra para o Assaí em todo o Brasil, considerando tanto a cessão dos pontos comerciais quanto a venda dos imóveis, ocorra antes do fechamento do primeiro trimestre de 2022", finalizam.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte