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Rede privada tem destaque no Ideb

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O ranking do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017  coloca em  destaque escolas da rede privada do Rio Grande do Norte. Duas escolas ficaram entre as 20 melhores do Brasil. O Over Colégio e Curso teve a melhor nota do RN e está entre as 10 melhores do país.

O diretor do Over Colégio e Curso, Carlos André, explica modelo de resultados: objetivo é garantir que aluno realmente aprenda

O diretor do Over Colégio e Curso, Carlos André, explica modelo de
resultados: objetivo é garantir que aluno realmente aprenda

Das escolas privadas avaliadas pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela avaliação do Ideb, estão ainda o CEI Romualdo Galvão, 16º no ranking nacional, e o Colégio Marie Jost. Um traço comum entre as três primeiras colocadas no ranking estadual é a importância que elas dão à formação continuada e, também, à interdisciplinaridade como base para dar uma visão mais universalizada do ensino.

Diretor do Over Colégio e Curso, o professor Carlos André comemora a nota 7,5 no RN. Como esta é a primeira vez que as escolas particulares de ensino médio entram no Ideb, o resultado não poderia ser melhor, avalia.

Para a escola, o índice não poderia ser melhor, resume Carlos André. “Ficar na frente de escolas que são uma referência e que a gente respeita muito como o Dante Alighieri Colégio de São Paulo (7,3) é uma alegria muito grande”, compara o diretor.

“A gente se classifica como uma escola de resultados, que tem como um dos objetivos  garantir que o aluno realmente aprenda”, resume Carlos André. Na metodologia aplicada que ele considera como um diferencial está a aplicação de provas semanais para medir o nível de aprendizado, diferente do modelo tradicional de avaliação, o que faz com que os alunos estudem semanalmente para as provas.

Na terceira série do ensino médio,  o Over faz simulados a cada quinze  dias. “A gente cobra muito pelo desempenho acadêmico do aluno”, exalta o professor. Segundo ele, mais que ser objetivo da escola querer que o aluno estude, o tipo de família e  de  aluno que ao longo do tempo passou a procurar o Over se encaixa no perfil da instituição que considera esse como o modelo ideal de educação. “Acredito que isso é que levou a gente a esse resultado”.

O resultado foi obtido neste nono ano da escola como projeto com ensino fundamental e médio, apesar de já ter completado 20 anos como cursinho. O Over já vinha com bom desempenho nos antigos modelos de avaliação e tinha a expectativa de ser o primeiro lugar no RNe estar entre as 50 particulares do Brasil.

No planejamento interno, esse primeiro lugar era para ser no ano que vem e em nível nacional, ficar entre os 50 melhores, e ficou entre as dez.

Resultados
O números do Ideb 2017, das escolas públicas e privadas, foram divulgados no dia 4 de setembro pelo Ministério da Educação e o Inep. O indicador reúne os resultados do desempenho dos alunos em provas de português e matemática e a taxa de fluxo da escolas.

São avaliadas as três série: quinto e nono ano do Ensino Fundamental e terceira série do Ensino Médio. O Ministério da Educação, até 2015, publicava os resultados do ensino médio obtidos a partir de uma amostra escolar, diferentemente do ensino fundamental.

O Ideb é publicado a cada dois anos e, a partir da edição de 2017, quando foram realizadas as provas de avaliação nas escolas, o Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) passou a ser aplicado a todas as escolas públicas e, por adesão, às escolas privadas. E pela primeira vez, o Inep passou calcular o Ideb para as escolas do ensino médio. A decisão foi tomada na gestão do ex-ministro da Educação,  Mendonça Filho, que considerava o antigo modelo de avaliação das escolas de ensino médio, baseado nas notas do Enem como “propaganda falsa”.

“O modelo antigo era inapropriado, não refletia a realidade das escolas, não indicava a qualidade”, refletiu a presidente do Inep, Maria Inês Fini. “Daí a importância de combinar as notas da Prova Brasil com as taxas de fluxo das escolas, gerando um panorama mais real do desempenho das instituições, qualificando o resultado.”

Escolas ressaltam projeto pedagógico
O CEI Romualdo Galvão, no ranking estadual do Ideb 2017 ficou com índice 6,9, a segunda melhor do Rio Grande do Norte e 16º no quadro nacional.

Diretora pedagógica do CEI Romualdo Galvão, Cristine Tinôco  da Cunha Lima Rosado, explica que é preciso fazer uma avaliação de escola para escola, tomando-se como base o número de alunos, e não apenas nos parâmetros comparativos entre elas em termos de quantitativo de matriculados.

De acordo com ela, a análise dos resultados de uma escola com grande número de alunos não pode ser feita da mesma forma que uma com menor número, apesar de os dados fazerem essa equiparação. A diretora diz que a singularidade de cada uma deve ser respeitada.

O desempenho do CEI Romualdo Galvão é resultado de um trabalho pedagógico que vem sendo feito na escola há vários anos com valorização da forma integralizada como as várias disciplinas são passadas aos alunos como cultura e arte, linguagens, ciências da natureza e humanas para que eles tenham na escola uma oportunidade onde possam desenvolver suas habilidades, assinala a diretora.

Cristine Tinôco  da Cunha Lima Rosado ressalta que o ensino não pode estar dissociado da vida do aluno e uma forma de envolvê-lo é dar esse caráter integralizado às disciplinas com o objetivo de transformar o ensino para o bom desempenho  na sala de aula e fora dela. “Resultado não é para ser tratado apenas como números”, adverte ela que ressalta o trabalho continuado desenvolvido no CEI Romualdo.

Terceira no ranking estadual do Ideb 2017, o Colégio Marie Jost teve desempenho 6,3 na avaliação do Inep e também aposta na interdisciplinaridades e no diálogo entre alunos e professores como a melhor forma para se atingir um bom desempenho como o apontado pelo MEC.

A diretora do Marie Jost, professora Cássia Furtado, explica que para a escola o resultado é muito importante porque ela só tem treze anos de funcionamento.

A escola é de tempo integral e o diferencial, fora todo o trabalho dos professores, é tentar ter um aluno mais reflexivo.

O trabalho da Marie Jost se baseia  na valorização da autonomia do aluno que pode levá-lo a ter iniciativas. Segundo ela, a teoria e a prática estão associadas no ensino da escola.

No dia-a-dia, todas as disciplinas na Marie Jost complementam-se entre si. A prática pedagógica aproxima as diversas disciplinas. “Essa escola tem um traço diferente como toda escola deve ter”, pontua a diretora.

Resultados do Ideb 2017- Ensino médio das escolas privadas do RN

Ranking
Over Colégio e Curso- 7,5

CEI Romualdo- 6,9

Colégio Marie Jost – 6,3

Instituto Maria Auxiliadora – 6,3

Complexo Educacional Contemparâneo –  6,2

Instituto Reis Magos- 5,7

Centro Educacional Pinheiros – 5,1

CDF Colégio e Curso – 4,9

Colégio e Curso Absoluto – 4,9

Colégio Talento – 4,9

Obs. : Muitas escolas não foram ranqueadas porque não participaram das provas do Ideb 2017 ou não tiraram notas suficientes para entrar na lista

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