sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Rede subterrânea tem alto custo

- Publicidade -

Em projeção de custo para enterramento dos fios os valores são alarmantes. O custo médio para a implantação da rede elétrica subterrânea é cerca de oito vezes superior ao da rede aérea. O valor médio para implantação de 1 km de rede elétrica aérea com cabo spacer 185 mm² é R$ 105.000,00, enquanto o mesmo objeto em rede elétrica subterrânea a média de gasto é de R$ 840.000,00.

Os dados da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) se apresentam como o principal empecilho para a mudança da rede. “O custo é elevado e se fosse realizado pela Cosern terminaria indo para a tarifa do consumidor”, alega Marcos Neri, superintendente de operação da Cosern. Atualmente, a Companhia não tem nenhum projeto de enterramento da fiação.

Alternativa possível, segundo Neri, seriam os cabos multiplexados, já instalados na Roberto Freire. Ele une em  um tubo só os três fios. Para ele, é visualmente melhor, com  aparência menos agressiva e tem melhor convivência com o meio ambiente.
Por mês, a capital do Estado ganha mais de cem novos postes que ajudam a propagar a poluição visual
#SAIBAMAIS#Pelos dados da Caern, hoje Natal possui 61.179 postes e 2.541,3 km de rede de energia elétrica. Somente este ano, foram instalados mais 133 postes, 26% a mais que no ano passado. Em postes de iluminação, com dados da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), existem hoje cerca de 58 mil postes de iluminação em toda a cidade.

Na Semsur não existe nenhum plano para a retirada do cabeamento aéreo de toda Natal, apenas alguns projetos pontuais. No projeto de reestruturação da orla marítima todo o posteamento será trocado e os fios enterrados desde a Praia do Forte, até a Praia de Ponta Negra. Segundo Antônio Pinto, coordenador de operação em iluminação da Semsur, até o final de dezembro toda a área de Ponta Negra estará com o serviço executado.

Para o serviço de fiação subterrânea é preciso de um espaço  abaixo da terra onde se instala eletrodutos e calhas para a colocação dos fios. O cabeamento é mais simples. Se instala um poste, e passa a fiação. O subterrâneo é um trabalho oneroso,  mas tem seus benefícios.  “Estética, segurança e vida útil otimizada”, afirma o coordenador. Além de colaborar dificultando as ações de vandalismo, roubo de cabos. Mas na balança de custo-beneficio, os valores dificultam a apropriação do serviço.

Em Natal, apenas a Avenida Dinarte Mariz (conhecida como Via Costeira) e parte da Avenida Duque de Caxias tem os fios da iluminação sob a terra. Mas com a rede prejudicada em alguns trechos. Antônio Pinto conta na gestão anterior, ao dar a manutenção foi recolocado a fiação aérea.

Para as empresas de telecomunicações, a dependência do poder publico interfere na mudança. O diretor de operações de uma das empresas de internet e TV que possui cabeamento na cidade disse que depende da infraestrutura da cidade para a mudança da rede. No caso, se houvesse os dutos apropriados e autorização da Prefeitura, seria mais fácil a operação subterrânea.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas