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Redes planejam mais lojas em Natal e no interior potiguar

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O avanço do varejo farmacêutico se deve as necessidades e as transformações sociais no país. A expectativa de vida da população aumenta e as pessoas buscam mais qualidade de vida e bem-estar.  As pessoas com mais de 65 anos somam 16 milhões de brasileiros e devem chegar a 30 milhões em 2030.  A expectativa da população idosa brasileira dobrar ao longo dos próximos quinze anos, somado a  mudança de postura do consumidor em relação a farmácia, analisa o  vice-presidente de Planejamento Corporativo & Relações com Investidores da Drogasil, Eugênio De Zagottis, tem levado o segmento a expandir os negócios.
Obra de farmácia em Natal: Número de lojas aumentou considerando todos os portes de empresa
#SAIBAMAIS#Para este ano, a Drogasil projeta a abertura de 200 lojas em todo o Brasil.   “Aquele que consegue entregar o melhor nível de serviço aos clientes se destaca. E o consumidor vê a farmácia como um estabelecimento que vende saúde e bem-estar e não mais como  um local para comprar apenas medicamentos”, disse De Zagottis.

Além do investimento em lojas e  treinamento de pessoal,  em agosto do ano passado, o grupo abriu o primeiro Centro de Distribuição no Nordeste, em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, abastecendo assim, todas as lojas do Rio Grande do Norte. O Nordeste é uma das regiões que mais cresce dentro dos negócios da companhia e uma região onde ainda existe um grande potencial de expansão para o varejo farmacêutico, diz. 

“O motivo da nossa expansão na região é porque acreditamos no potencial do Rio Grande do Norte e o Nordeste”, afirma o vice-presidente de Planejamento Corporativo.

A Raia Drogasil iniciou a operação na região em 2012, na Bahia, com a bandeira Drogasil e hoje possui  mais de 1400 lojas em 18 Estados brasileiros. Em Natal a primeira loja foi inaugurada em Junho de 2015. Atualmente, são 10 lojas, sendo 8 em Natal, 1 em Mossoró e 1 em Parnamirim. E emprega tem mais de 150 funcionários, 95% vivem no Estado.

O executivo observa que a insegurança é um fator que preocupa o setor em todo o Brasil e não só no Nordeste. “Segurança pública é um problema presente em todo o Brasil”, disse.

O Rio Grande do Norte é considerado também um Estado importante dentro da estratégia de expansão da Extrafarma, que já detém 16 farmácias no Estado, das quais 7 foram inauguradas em 2016. O crescimento da rede no Estado deve ser mantido em 2017, com plano de abertura de cerca de 5 novas lojas.  A rede está presente em dez estados brasileiros com serviços exclusivos como farmácia em casa, espaço DermoCenter e atendimento diferenciado.

Em 2016 foram inauguradas cinco novas unidades das farmácias Pague Menos no estado e para 2017 está previsto a abertura de novas unidades na capital e nas cidades do interior. A Rede  inaugurou sua primeira loja em Natal em outubro de 1993 – a primeira filial fora do estado do Ceará. Quase 25 anos depois,  são 37 lojas – 22 em Natal, 5 em Mossoró, 3 em Parnamirim, 2 em Caicó e uma unidade em Assu, Currais Novos, Ceará Mirim, Macaíca e Santa Cruz. A empresa emprega mais de 700 colaboradores diretos. Ao todo, sete redes nacionais atuam no setor varejista potiguar de farmácias. Além da Drogasil, Extrafarma, Pague Menos, há ainda as Drograrias Globo, Carrefour, Unimed e Walmart – que a reportagem não conseguiu contato.

Bate-papo com Leonardo Doro Pires, Coordenador do Curso de Gestão Comercial da UnP e autor dos livros “Gestão Estratégica para Farmacêuticos” e “A Arte da Guerra para Farmacêuticos.”
“O desafio é a sobrevivência das pequenas farmácias”, disse Leonardo Doro
O que fomenta esse crescimento de abertura de lojas no RN, em meio a crise econômica? Segue a média nacional?
Segundo dados do IMS Healthe a venda de medicamentos pelas indústrias farmacêuticas brasileiras cresceu 13,1% em 2016, este crescimento é percebido na ponta da cadeia de suprimentos, com a expansão das grandes redes de varejo farmacêutico.  A realidade nacional não é diferente do que observamos no estado do Rio Grande do Norte, onde as grandes redes se mostram cada vez mais presentes, ocupando os melhores pontos comerciais da capital potiguar e cidades de menor porte. Mas é importante salientar que à medida que essas redes avançam as farmácias de menor porte, presentes nas regiões mais periféricas, diminuem seus faturamentos ou fecham as portas diante de concorrentes tão fortes.

Neste segmento, o mercado é mais aquecido ou há outros fatores?
O que se observa no Rio Grande do Norte é o despertar de players nacionais para o nosso mercado, isso não acontece apenas no RN, mas em toda a região Norte e Nordeste. A saturação de mercados já consolidados, como o eixo sul/sudeste, empurrou a expansão das grandes redes para a nossa região.

Como a chegada dessas grandes redes nacionais afetam o comércio local? E como isso repercute para o consumidor?
A chegada destas redes de drogarias, empresas de posicionamento nacional, as maiores redes do país, mudou o perfil do varejo farmacêutico no RN, principalmente na capital, trazendo dificuldades financeiras para muitas farmácias de menor porte. Por outro lado, o consumidor saiu ganhando, a grande concorrência entre as farmácias da cidade leva, inevitavelmente, a uma melhor condição de negociação de preço por parte do cliente.

Qual a projeção para as vendas em 2017?
A perspectiva é de crescimento. Farmácias e drogarias comercializam produtos e serviços de primeira necessidade, como o medicamento e a atenção farmacêutica, isso explica a grande resiliência deste setor, quando o cliente se propõe a reduzir o seu orçamento o último item a ser cortado é o medicamento. Além disso, fatores como o aumento da expectativa de vida da população e o aumento das vendas de produtos de perfumaria, higiene pessoal e cosméticos explicam o crescimento deste setor.

O mercado no RN segue o mesmo ritmo de outros estados?
Estados como Ceará, Pernambuco e Bahia passaram por este processo cerca de 3 anos antes do Rio Grande do Norte, mas os demais estados do Norte/Nordeste vivem a mesma realidade.

Quais os desafios para este ano?
O principal desafio é a sobrevivência das pequenas farmácias, diante da ameaça das grandes redes.

Farmácias – Em números
Setor registra crescimento, apesar da crise na economia

Farmácias potiguares

Lojas em funcionamento – RN
2015
1.185 unidades
355 em Natal
830 no interior

Lojas em funcionamento – RN
2016
1.559 unidades
490 em Natal
1.069 no interior

Variação 2015/ 2016     +31,5%

Redes Nacionais no RN
Drogasil –  10 lojas, sendo 8 em Natal
Extrafarma – 16 farmácias, das quais 7 inauguradas em 2016
Pague Menos –  37 lojas, sendo 22 em Natal
Drograrias Globo*
Carrefour*
Unimed*
Walmart*

Outros números – Vendas
R$ 39,46 bilhões foi quanto as as 27 redes associadas a Abrafarma movimentaram  em 2016 no Brasil
11,03% foi o crescimento na comparação com as vendas de 2015 no país
27 redes associadas representam 44% das vendas de medicamentos no país
2% é o crescimento médio das vendas das farmácias potiguares associadas a Sincofarn em 2016 em relação a 2015

Redes associadas – Abrafarma
Evolução (Jan a Dez/2015 x Jan a Dez/2016)  no Brasil

2015
2016
Variação (%)

Vendas
R$ 35.9 bilhões
R$ 39.4 bilhões
11,03%

Vendas de medicamentos
R$ 23.8 bilhões
R$ 26.6 bilhões
10,93%

Vendas de não medicamentos
R$ 12 bilhões
R$ 12.8 bilhões
7,41%

Vendas de genéricos
R$ 4.1 bilhões
R$ 4.6 bilhões
13,87%

Total de lojas
5.915
6.409
8,57%

FONTES: Abrafarma/ Sincofarn / Drogasil / Extrafarm / Pague Menos

(*) Não teve acesso aos dados

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