quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Redinha prepara festa da padroeira

- Publicidade -

PROGRAMAÇÃO - Procissão marítima será realizada no dia 28 Os próximos dez dias prometem ser de muita festa na praia da Redinha, Zona Norte de Natal, devido às comemorações do dia da padroeira do bairro: Nossa Senhora dos Navegantes. Segundo o coordenador de programação e Divulgação da festa, João Maria Sales, são esperadas 60 mil pessoas ao longo da festividade. “Esperamos um público maior do que o ano passado, onde diariamente passaram cerca de 4 mil pessoas. Para este ano, a expectativa é de aproximadamente 5 mil pessoas por noite e no dia do encerramento, 15 mil”.

Anualmente, a devoção à santa é comemorada na última semana de janeiro, mas a data real dedicada a ela é no dia 2 de fevereiro. A festa da Redinha é organizada pela Arquidiocese de Natal e conta com a participação da comunidade, dos pescadores e veranistas. Este ano, foram organizados novenas, que acontecerão sempre às 19h30 e shows populares às 21h, dos dias 19 a 27 deste mês.

Amanhã, a Igreja promoverá um show de calouros, onde toda a população poderá participar. As inscrições para o concurso deverão ser feitas hoje, de 8h às 12h ou das 18 às 21h, na Igreja de Pedra.

No encerramento, dia 28, acontecerá a apresentação, às 7h, da Banda de Fuzileiros Navais e às 10h, uma missa solene. Mas, o momento mais esperado de todo o evento, terá início às 15h: as procissões marítima e terrestre.

O organizador João Maria alerta aos que quiserem participar da procissão marítima que só serão permitidas embarcações registradas na Capitania dos Portos . “Ainda dá tempo de fazer o registro, basta comparecer até o dia 25 à Capitania. Depois, é preciso inscrever o barco na Igreja das Pedras”, disse ele, acrescentando que após o fim das procissões haverá apresentação da cantora Cristal e show pirotécnico.

  Para este último dia já foram confirmadas as presenças de convidados ilustres. O prefeito Carlos Eduardo Alves, a governadora Wilma de Faria e a  secretária da Secretaria de Transporte e Trânsito Urbano (STTU), Elequicina dos Santos, prometeram prestigiar a festa.

Durante todos estes dias, o trânsito será interrompido, às 20h, na Avenida João Medeiros Filho, altura da Telemar, na Redinha. De acordo com a assessoria de comunicação da STTU, agentes de trânsitos organizarão o acesso dos visitantes.

O subcomandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), Francisco Araújo, afirmou que será montado um esquema especial para garantir a segurança dos fiéis. A operação contará com 70 policiais divididos nas seguintes modalidades: a pé, à cavalo, em viaturas e em motocicletas. Nos dias 26 a 28, o efetivo irá dobrar. A equipe terá cerca de 150 policiais militares.

Santa chegou à região devido a uma promessa

Para os devotos da Igreja da Pedra, na Redinha, a santa chegou à região devido a uma promessa de marinheiros. Em 1924, um grupo de pescadores estava em alto mar e corria o risco de naufragar. Neste momento, os tripulantes prometeram que se conseguissem escapar do mar revolto, construiriam uma capela para a santa na cidade que desembarcassem. O destino deles foi a praia da Redinha.

Mas, segundo o site católico Paulinas Online, a tradição cristã de devoção à Nossa Senhora dos Navegantes começou muito antes, na época das Cruzadas (Idade Média). Os sacerdotes que embarcavam nos navios com destino à Terra Santa  invocavam a proteção de Nossa Senhora. Durante as viagens, os guerreiros e tripulantes participavam de uma missa e pediam à Virgem Maria para guarda-los dos perigos, inclusive no regresso.

Com o passar dos anos essa devoção se propagou. A Virgem Maria acabou sendo nomeada Nossa Senhora dos Navegantes e se tornou não só padroeira dos navegantes, mas  também de todos os viajantes. Os devotos começaram a erguer capelas e construir santuários. Atualmente, existem inúmeras igrejas e cidades que levam o nome da santa. Ainda de acordo com o site, a estátua de Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil trazida pelos portugueses no século XVIII.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas