A alteração promovida pela CBF no Calendário Nacional do Futebol, estendendo a realização da Série D do Brasileirão até novembro, que terá a forma de disputa alterada e, também, reduzindo o número de datas disponíveis para os Estaduais,vai obrigar a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) a antecipar o início do Campeonato Potiguar logo para primeira semana de janeiro.
Créditos: Adriano Abreu
Presidente José Vanildo irá convocar clubes para o arbitral na próxima semana e lançar a proposta

Presidente José Vanildo irá convocar clubes para o arbitral na próxima semana e lançar a proposta
Na visão do presidente da FNF, José Vanildo, essa redução nas datas disponíveis para os estaduais, vai afetar muito os clubes nordestinos, que disputam além das competições locais, a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil de forma quase simultânea.
“Quem está fazendo calendário está esquecendo desse detalhe que afeta uma boa parte dos clubes nordestinos. É através dos estaduais que os clubes obtêm qualificação para disputar as Copas do Nordeste e do Brasil, além da Série D do Brasileiro. Em 2020 pretendemos realizar o Campeonato Potiguar de forma enxuta, mas com a realização de finais para apontar os campeões dos turnos e depois do próprio Estadual. Então a medida da CBF irá nos forçar a antecipar o início da nossa competição”, afirmou José Vanildo.
O dirigente antecipou pretender marcar a primeira reunião do arbitral, com a finalidade de discutir o tema, já na próxima semana. Depois desse primeiro encontro, as propostas serão formuladas para que seja apresentadas os números de datas e quais serão usadas para Copa do Nordeste e a Copa do Brasil.
O fato de todos os clubes potiguares estarem inseridos na Série D, que ganhou mais dez datas, passando de 16 para 26, competição que será realizada no período de 3 de maio a 22 de novembro. Para José Vanildo facilita a tarefa do departamento técnico da FNF, que pode trabalhar melhor a tabela.
O calendário de 2020 contempla uma reivindicação de clubes da Série D, que era o aumento do número de datas de disputa do certame. A competição passa a ser disputada por 64 clubes, em sua fase principal, sendo precedida por uma fase preliminar que movimentará oito clubes.
Estes serão divididos em oito chaves, com jogos de ida e volta. Os quatro melhores de cada grupo se classificam para a segunda fase, totalizando 32. Estes se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão.
Já as oito fases da Copa do Brasil serão distribuídas em 19 datas, de 5 de fevereiro a 16 de setembro. Os clubes participantes da Libertadores entrarão a partir das oitavas de final, como tem ocorrido desde 2013. Um grande acerto deste ano será consolidado: as finais da Copa do Brasil foram antecipadas para setembro, a fim de evitar conflito com a fase decisiva do Campeonato Brasileiro e das copas continentais.