Cookie Consent
Esportes de Primeira - Itamar Ciríaco
Reforços
Publicado: 00:00:00 - 21/04/2022 Atualizado: 21:59:55 - 20/04/2022
Itamar Ciríaco: itamar@tribunadonorte.com.br

ABC e América correm em busca dos reforços. O maior mercado de atletas continua sendo o paulista. De lá vem a maioria das contratações. De acordo com um estudo da Pluri Consultoria, empresa focada em consultoria de gestão, finanças e marketing esportivo, o estado brasileiro com mais clubes de futebol profissional é São Paulo. Das 650 equipes do Brasil que disputaram alguma divisão de campeonato estadual ou nacional em 2019, 89 estão no território paulista. O número é superior ao dos estados do Rio Grande do Norte, Alagoas, Amazonas, Tocantins, Piauí, Acre, Rondônia e Roraima juntos. Atrás de São Paulo, o Rio de Janeiro é a unidade de federação com mais clubes profissionais, 66, seguida do Rio Grande do Sul, com 41, e Minas Gerais, que possui 40. Amapá, com 5 clubes, e Roraima, com 6, são os estados que contaram com menos equipes disputando, ao menos, alguma competição profissional em 2019. É a força do futebol paulista, que também é líder no quesito de taxa de utilização do calendário anual de futebol brasileiro. Em média, os clubes paulistas estão em atividade em 53,1% do período. Em contrapartida, a média de todos os clubes brasileiros é de 35%.

Tênis 
Os tenistas que estão em busca de novos desafios têm uma boa oportunidade para colocarem os treinamentos à prova. A partir do dia 25 de abril, ocorre o Torneio de Tênis do Aeroclube, reunindo tenistas de todas as idades e categorias. 

Quadra
A comunidade do Bom Pastor ganhou nesta segunda-feira (18) um importante espaço para prática de esportes totalmente revitalizado. A quadra, que fica entre as ruas Henrique Dias e Coronel Coelho, é mais um equipamento esportivo revitalizado pela Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Esporte e Lazer, entregue à população, gerando qualidade de vida e socialização. Com nova estrutura e iluminação, os moradores do Bom Pastor poderão utilizar o espaço a qualquer hora do dia, para diversas modalidades, como basquete, futsal, handebol, vôlei e outras modalidades.

Quadra 1 
A secretária de Esporte e Lazer, Jodia Melo, revelou que a quadra estava abandonada e seu entorno servia como depósito de lixo. A Prefeitura do Natal possui mais de 160 equipamentos esportivos, e só este ano, investiu mais de R$ 850 mil com a construção e revitalização de equipamentos.

E-sports
Durante o mês de abril o calendário de eventos de E-sports está agitado, com finais de competições relevantes como a Liga Brasileira de Free Fire 7 (LBFF 7), vencida pela equipe LOUD no último dia 16, e as finais do CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends) que iniciará suas finais neste final de semana e será disputada pelas equipes paiN Gaming e RED Canids Kalunga. O vencedor garante vaga para o Mid-Season Invitational (MSI), em Busan, na Coreia do Sul. Neste contexto, dados inéditos do Sponsorlink, pesquisa do IBOPE Repucom focada no perfil, hábitos e atitudes de fãs de esportes revela que nos últimos anos a modalidade dobrou sua base de fãs no País.

 E-sports 1
Atualmente, os fãs de E-sports alcançam 46% do universo brasileiro de internautas com 18 anos ou mais, o que representa 50,5 milhões de indivíduos. Em 2018, os fãs da modalidade eram 29% entre internautas, o que na época correspondia a 24,6 milhões de indivíduos. A pesquisa avalia regularmente o nível de interesse e opinião de fãs de 30 modalidades esportivas diferentes, e os E-sports já marcam presença entre os 15 esportes mais populares do País, à frente de diversas modalidades esportivas tradicionais.

RN-1500
Nesta quinta-feira (21) o Rally RN-1500 realiza a sua segunda etapa. A prova sai de Acari, vai até a região de Caicó e retorna. É a “Especial Geoparque Seridó”, um grande laço pelas trilhas duras e difíceis do sertão do Seridó, com largada e chegada em Acari. O trecho passa por áreas de grande riqueza geológica, inseridas em parte do Geoparque Seridó, candidato a Geoparque da Unesco, que foi criado com o objetivo de proteger , valorizar e popular os patrimônios natural e cultural, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável nos seis municípios que compõem o seu território. Serão 200,47 km de trecho cronometrado e de muita navegação.

Prestígio 
O presidente da FNF, José Vanildo participa de reunião, na CBF com representantes de clubes, de outras federações e convidados. Na foto, posa com o ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez e com o presidente da FPF, Reinaldo Bastos.

Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte