quarta-feira, 24 de abril, 2024
31.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Reforço policial ainda não é percebido nas praias do RN

- Publicidade -

A alta estação já começou, mas até agora quem frequenta áreas de interesse turístico ainda não observou diferença entre o policiamento de veraneio e o que é feito no resto do ano. Todavia, de acordo com a Polícia Militar, a Operação Verão começou há uma semana, no dia 15, com 200 militares extras na Grande Natal. A Polícia Civil também informou que já deu início a operações específicas para o período do ano mais movimentado das praias.
PM tem um ponto base na rotatória de Areia Preta. Frequentadores dizem que não houve reforço
Para quem trabalha diretamente com turismo, a cidade já está em plena alta estação. Até ontem, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, José Odécio Rodrigues Júnior, não teve contato algum com a Secretaria de Segurança e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed/RN) para conversar sobre as prioridades no que diz respeito ao policiamento. “Mas já existe o policiamento na orla de Ponta Negra até a Redinha com a Companhia Independente de Policiamento Turístico. Se houver um reforço nunca é demais porque segurança é uma questão essencial para o turismo”, salientou José Odécio.

#SAIBAMAIS#Na perspectiva do líder hoteleiro, a alta estação não será nada tímida apesar do ambiente de retração econômica. Rodrigues estima que a ocupação na virada do ano chegue próximo a 100%. A média da alta estação deve ficar em 80% da ocupação dos leitos na hotelaria. “Se você for à Pipa à noite já é possível ver o termômetro apontado pra isso. Se você for à Ponta Negra também vai ver a praia lotada”, reforçou.

Na orla de Natal, frequentadores de Natal não observaram aumento de circulação de militares. Exemplo disso é o autônomo Júnior Sena, de 51 anos. Eventualmente ele vai à praia de Areia Preta surfar. Júnior percebeu que desde o início do ano viaturas da Polícia Militar têm como ponto base do policiamento a rotatória da praia. “Quando eles não estão dando uma volta pela praia ficam aí. Mas eles estão aí desde o início do ano, acho que não é só para o verão”, falou.

A empregada doméstica Marileide Soares falou o mesmo. “Eu já fui assaltada aqui nesse ponto de ônibus. Quando colocaram esse carro aí melhorou muito”, disse, lembrando que a ação não na atual alta estação. Nossa equipe de reportagem andou pela orla da Praia do Meio  por volta das 18 horas de ontem e não constatou mais nenhuma forma de policiamento na avenida Presidente Café Filho.    

Embora a Polícia Militar afirme que já esteja em curso, a Operação Verão ainda não foi oficialmente lançada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed/RN). Na manhã de ontem, durante a reabertura do Centro Educacional (Ceduc) Pitimbu, nossa equipe de reportagem perguntou à titular da Sesed, Kalina Leite, quando seria lançada. Entretanto, ela disse que não sabia a data.

De todo modo, a assessoria de imprensa da Polícia Militar informa que a Operação Verão começou desde o dia 15 deste mês. O policiamento em época normal mobiliza entre 80 e 100 viaturas da PM com dois ou três militares por carro na Região Metropolitana de Natal. Nesse período a corporação militar estadual afirmar ter 200 policiais a mais. Esse serviço extra resultará em um gasto de R$ 300 mil por mês. As unidades especializadas da PM também compõem a estratégia de policiamento para o veraneio.

O Corpo de Bombeiros também iniciou a operação especial para a estação que mais leva pessoas para o mar ou lagoas. No total, 74 guarda-vidas trabalharão em 10 praias do litoral potiguar. Esse número inclui os bombeiros enviados pela Força Nacional. Tentamos contato com o Comandante do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) para saber quantos guarda-vidas são do próprio Corpo de Bombeiros local, mas nossas ligações telefônicas não foram atendidas.

Delegacias no litoral
Para a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, a Operação Verão começou desde o dia 12 deste mês. No Litoral Sul, foi instalada uma delegacia na avenida São Sebastião, sem número. O prédio é o mesmo da Coordenadoria Regional do Litoral  da Prefeitura de Parnamirim. No litoral Norte, outra delegacia deve começar a funcionar, mas apenas na próxima semana. O prédio ainda está para ser liberado pela Prefeitura de Ceará-mirim. O horário de funcionamento das duas será do meio-dia às 18 horas todos os dias da semana, inclusive feriados. Também haverá plantões noturnos nos fins de semana.

Em Natal, a Delegacia Especializada em Atendimento ao Turista (Deatur) está funcionando todos os dias das 8h às 22h segundo a diretora adjunta da Delegacia da Grande Natal, Maria Ivany Bezerra. Ainda segundo ela, a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DCA) e a Delegacia Especializada em Narcóticos (Denarc) farão operações planejadas especialmente para esse período do ano.

De acordo com Ivany Bezerra, 807 policiais civis estarão envolvidos na Operação Verão que vai até o dia 14 de fevereiro de 2016. Com esse quantitativo destinado só para a Grande Natal, vai consumir R$ 40 mil até o fim do período. “Mesmo a nossa atividade fim sendo a repressão, os nossos policiais também estão fazendo rondas como forma preventiva durante o expediente normal”, acrescentou a diretora adjunta da DPGran.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas