Reforma da Previdência...

Publicação: 2020-02-14 00:00:00
A+ A-
Rosalie Arruda
rosaliearruda@uol.com.br

Por fim, a PEC 002/2020 que altera o sistema de previdência social dos servidores estaduais foi lida na Assembleia Legislativa. O deputado José Dias (PSDB) ironizou: “até que enfim a Margarida apareceu”, disse. Não houve pedido de tramitação de urgência, mas isso pode ser feito pelo líder do governo na Casa.

... terá comissão especial
O presidente Ezequiel Ferreira indicará a Comissão Especial e temporária para tratar da reforma da previdência.   Essa comissão fará a análise do projeto e encaminhará para votação em plenário, que deverá votar a PEC em dois turnos.

O IPERN ...
Durante audiência pública para discutir a previdência, ontem na Assembleia, o presidente do IPERN, Nereu Linhares, disse que a previdência estadual tem um déficit de R$140 milhões ao mês e só tem dois financiadores: “o servidor e o governo”.

... e a sindicalista
Já a sindicalista Janeayre Souto chamou a mensagem de “PEC da Morte” e considerou “pior que a de Bolsonaro”.  Segundo ela, só o concurso público vai sanar o déficit da previdência, pois são os efetivos que contribuem para o sistema.

Criticas
Durante os debates, a alíquota progressiva limitada a 16% foi bastante criticada pelos sindicalistas. É provável que as categorias que ganham mais terminem pagando percentual maior, podendo chegar a 18% como na proposta inicial. Após aprovada, a PEC não pode ser mais alterada, só promulgada pelo presidente do legislativo, Ezequiel Ferreira.

Reapresentação
O deputado Kelps Lima (SDD) não desiste.  Voltou a apresentar Projeto de Emenda à Constituição com a proposta de voto aberto para todos os projetos e nomeações que precisem de aprovação pelo parlamento. Ano passado, matéria idêntica encaminhada por ele foi rejeitada.  A votação secreta no parlamento é usada para nomeações de Desembargadores do Tribunal de Justiça; Conselheiros do Tribunal de Contas; exoneração do Procurador-Geral de Justiça, dentre outros.

Coronavírus
A Secretaria de Saúde do Estado chegou a conclusão que o dito “paciente” com suspeita de coronavírus é um blefe. Mentira também dá punição.

Sofrência
 A propósito, a família potiguar continua sua “via-crúcis” pelo Pacífico. O navio que navegam não teve autorização para desembarcar passageiros na Tailândia e precisou seguir para o Camboja onde vão aguardar voo de retorno ao Brasil, disse o advogado Alexandre Câmara. “Já aportamos... Hoje (13) as autoridades sanitárias do Camboja fizeram uma inspeção no navio é fixaram testes para o coronavírus com algumas pessoas...  os resultados dos exames deram negativo, portanto, o capitão informou que mais tarde começam os passageiros a serem enviados para a capital, de acordo com os voos q ue eles compraram...”

Aleluia!!!!!

Apoio explícito
Quem não conhece o Ministro do Desenvolvimento Regional, o potiguar Rogério Marinho, é só olhar para os outdoors espalhados na cidade pela Fecomercio com o título: produto genuinamente potiguar.
Que seja!!!!

Chuva
Preparem galocha, capa e guarda-chuva, de preferência bem colorido para alegrar o dia, previsão de uma sexta-feira super chuvosa.

Mulheres, mulheres ...
Em países com escassez de água potável, a tarefa de buscar o líquido precioso para as casas recai sobre mulheres e meninas.

Mercado
Grupo SEB, de educação, anunciou aquisição de 70% da operação global da franquia de escolas bilíngues Maple Bear, de origem canadense. A rede conta hoje com 458 escolas e mais de 40 mil alunos em 20 países.

Atleta Potiguar é Ouro
Na Copa do Mundo de Halterofilismo, o atleta potiguar Junior França ganhou medalha de ouro em um dos últimos campeonatos que antecedem as Paralimpíadas de Tóquio e serve como classificatório. O atleta ganhou a competição no levantamento de peso ao alcançar 145 kg. Durante a competição, esteve acompanhado pelo médico ortopedista, membro da Coopmed-RN, Dr. Rodrigo Braga.

Abraço da inclusão
O “Bloco do Abraço”, uma folia especial e inédita no Carnaval de Natal com objetivo de promover acessibilidade de pessoas que, devido a alguma limitação física ou deficiência, não encontram espaço em outras bandas.  O “Bloco do Abraço” será no dia 22 de fevereiro, em frente ao sebo cultural Letra & Música, no bairro de Petrópolis.






Deixe seu comentário!

Comentários