Reforma: Doze secretarias serão extintas

Publicação: 2013-01-01 00:00:00
O prefeito Carlos Eduardo inicia hoje o terceiro mandato à frente do Executivo Municipal. Ao contrário das outras oportunidades, quando herdou a Prefeitura após a renúncia de Wilma de Faria e quando conseguiu a reeleição, Carlos Eduardo vai precisar começar praticamente do zero, com pouco a dar continuidade. Para procurar sanar os problemas deixados durante a administração de Micarla de Sousa, que o próprio prefeito definiu como caótica, Carlos Eduardo decidiu “enxugar” a quantidade de secretarias e ocupar postos estratégicos da administração com gestores de inteira confiança do prefeito. Inicia a administração com 20, das 28 secretarias existentes. Mas quer ficar apenas com 16 estruturas.

Buscando fugir das indicações meramente políticas, Carlos Eduardo limitou o ingresso de “apadrinhados”, optando por nomear pessoas com as quais já trabalhou anteriormente. Das secretarias-chave, somente o Gabinete Civil e a Saúde terão “estreantes” na administração de Carlos Eduardo: o jornalista e publicitário Sávio Hackradt e o médico Cipriano Maia. Todos, no entanto, de confiança do novo prefeito.

Candidato ao Senado quando Carlos Eduardo disputou o Governo do Estado, Sávio Hackardt teve aproximação ao prefeito durante os últimos anos, ingressando no PDT e conseguindo a primeira suplência de vereador de Natal. A confiança levou Carlos Eduardo a indicá-lo para a vaga que havia sido ocupada, durante a gestão anterior à de Micarla de Sousa, por Bosco Pinheiro. Já na Saúde, o médico Cipriano Maia foi o indicado para comandar a pasta, “desbancando” Aparecida França, ex-secretária de Carlos Eduardo, mas que sofreu com o desgaste durante a reta final da gestão anterior do prefeito. Tanto nos casos de Cipriano quanto de Hackradt, as escolhas foram pessoais do prefeito. O secretário de Saúde, inclusive, assumiu a pasta contra a vontade do PT, que apoiou Carlos Eduardo no segundo turno, mas foi contrário à indicação.

Do mesmo modo que as indicações para o Gabinete Civil e Saúde foram técnicas e pessoais de Carlos Eduardo, a escolha do restante da “Tropa de Elite” da Prefeitura também foi pessoal do prefeito. Além da experiência acumulada durante a primeira passagem de Carlos Eduardo pela Prefeitura, Virgínia Ferreira (Planejamento), Elequicina dos Santos (Mobilidade Urbana) e Justina Iva (Educação) têm mais em comum: todas são de total confiança de Carlos Eduardo.

Ex-presidente do CREA/RN e Sindicato dos Engenheiros, Elequicina dos Santos traz à secretaria de Mobilidade Urbana a experiência de ter ocupado a pasta (anteriormente chamada de Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos) por seis anos consecutivos. Especialista em Planejamento e Estratégia de Transportes, ela já era indicação certa de Carlos Eduardo. Assim como a educadora Justina Iva, ex-secretária de Educação durante a gestão do ex-prefeito e que acumula experiência em consultorias em gestão e projetos pedagógicos, além de mestrado em Educação e especialização em Gestão Pública.

Outro nome de peso para o prefeito e já conhecida da administração pública é a economista Virgínia Ferreira. Responsável pela coordenação da equipe de transição de Carlos Eduardo, a secretária de Planejamento de Natal foi quem tomou a frente de ações para garantir a chegada de recursos federais que estavam perto de serem perdidos devido a falhas em projetos ou exiguidade de prazos. Virgínia é peça fundamental da equipe de Carlos Eduardo.

Além do grupo que ficará à frente das principais secretarias da administração, Carlos Eduardo terá também Marcelo Toscano (Meio Ambiente e Urbanismo), Dudu Machado (Esportes), Homero Grec (Habitação), Carlos Castim (Procuradoria Geral do Município), Fábio Sarinho (Controladoria Geral do Município), José Dionísio Gomes (Administração), Dácio Galvão (Cultura), Ilzamar Silva Pereira (Assistência Social), Rogério Mariz (Obras), Fábio Góis (Arsban) e Heverton de Freitas (Comunicação). Até o fechamento da edição, Carlos Eduardo não havia confirmado os nomes que comandariam as pastas de Serviços Urbanos, Tributação, Turismo, Defesa Social e Urbana.

“O perfil é eminentemente técnico. O que não significa que não possa haver indicações políticas. Não só podem como ocorrerão, pois entendemos que precisamos administrar com a valiosa colaboração dos aliados que participaram ao nosso lado da disputa eleitoral. Mas as indicações dos aliados precisarão atender a esse critério do perfil técnico e da qualificação dos indicados para os cargos que assumirão”, disse Carlos Eduardo antes da indicação completa dos auxiliares.

Nomes dos secretários anunciados pelo prefeito Carlos Eduardo

Gabinete Civil
Sávio Ximenes Hackradt
Formado em Comunicação Social pela UFRN e pós-graduado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde é professor convidado na Pós-Graduação em Marketing Político e Propaganda Eleitoral. Foi candidato a senador em 2010, pelo PCdoB, e a vereador em 2012, pelo PDT. É vice-presidente do PDT no Rio Grande do Norte.

Planejamento
Maria Virgínia Ferreira Lopes
Formada em Economia pela UFRN (1981); especialização em Planejamento e Orçamento (1985), Projetos Econômicos e Sociais (1987). Trabalha no Dieese, ocupando a função de supervisora técnica do escritório (1989-2005). Foi secretária de Planejamento da Prefeitura do Natal (2005-2008) e coordenadora do Observatório do Trabalho do Rio Grande do Norte (2009-2012).

Administração
José Dionísio Gomes da Silva
Bacharel em Ciências Contábeis, especialista em Gestão Universitária, mestre em Administração, Doutor em Controladoria, professor da UFRN, desde 1992. Secretário executivo do Movimento Articulado de Combate à Corrupção-Marcco.

Educação
Justina Iva de Araújo Silva
Graduada em Serviço Social pela UFRN (1971), especialista em gestão pública (2002) e mestra em educação pela mesma instituição, onde exerceu o magistério no curso de Serviço Social, de 1974 até 1994. Ex-presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime/RN (2001-2006) e da Undime nacional (2007/2009). Desde 2009 trabalha com consultoria em gestão e projetos pedagógicos para Estados e prefeituras.

Saúde
Cipriano Maia de Vasconcelos
Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980), doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Planejamento e Gestão em Saúde.

Comunicação Social
Heverton Santos Freitas
Formado em Comunicação Social - habilitação Jornalismo - pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero de São Paulo (1986). Trabalhou como repórter e colunista do Caderno Agrofolha, do jornal Folha de S. Paulo, revista DBO Rural. Foi secretário de Comunicação de Natal (2001 a 2008).

Meio Ambiente e Urbanismo
Marcelo Toscano
Engenheiro civil graduado pela Universidade Potiguar (UNP), tem pós-graduação em Gás e Petróleo pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC) e cursa atualmente o MBA em Gestão Empresarial Ambiental. Diretor-geral do Instituto do Idema/RN (de janeiro a novembro de 2011) e vinha exercendo a função de coordenador-geral da vice-governadoria (a partir de maio de 2012).

Cultura
Dácio Galvão
Mestre em Letras pela UFRN na área de concentração em Literatura Comparada, Doutor em Estudos da Linguagem na linha de pesquisa “Literatura e Memória Cultural” também pela UFRN; presidente do Conselho Curador da Fundação Cultural Hélio Galvão. Exerceu ainda a presidência da Fundação Capitania das Artes (2004-2008).

Assistência Social
Ilzamar Silva Pereira
Graduada em Serviço Social e Pedagogia pela UFRN, possui mestrado em Serviço Social pela mesma Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, é professora assistente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, onde também atua como pesquisadora do Grupo de Políticas Sociais e Desenvolvimento Regional. Foi secretária-adjunta de Assistência Social do Município de Natal (2005-2008), e gerente da Política Estadual de Assistência Social da Secretaria Estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social - Sethas (2009).

Mobilidade Urbana
Elequicina dos Santos
Engenheira civil e de Segurança do Trabalho, formada pela UFRN, possui especialização em Planejamento e Gerência de Transportes. Foi titular da então Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (2003-2008). Presidiu o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Engenharia (CREA/RN) de 2000 a 2005. Também exerceu a presidência do Sindicato dos Engenheiros do Estado (SENGE/RN).

Procuradoria
Carlos Santa Rosa A. Castim
Procurador concursado do município de Natal, pós-graduado em administração municipal pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal-IBAM. Procurador-Geral do Município de Natal, no período de 2001 a 2002; foi subchefe da Casa Civil do Governo do RN, no período de 2003 a 2006; ex-secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte, no período de fevereiro de 2007 a julho de 2008.

Controladoria
Fábio Sarinho
Formado em Engenharia Elétrica e em Direito pela UFRN, em 1992 e 1999, respectivamente. Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública pela UNP. No TCE/RN, foi coordenador técnico-jurídico do Ministério Público junto ao TCE/RN, na gestão do então procurador-geral Carlos Thompson, atuando, após, como assessor do mesmo, como procurador e como conselheiro. Instrutor de Licitações e Contratos, inclusive da Escola de Contas do TCE/RN. Advogado atuante na área desde 2000.

Secretaria de Esporte e Lazer
Luiz Eduardo Machado Pereira
Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda - com habilitação em Marketing, pela Universidade Potiguar-UnP; MBA em Gestão Empresarial pela FGV - Fundação Getúlio Vargas; Curso Empretec - Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa. Especialização em Marketing - Toronto - Canadá.

Habitação e Saneamento
Homero Grec Cruz Sá
Engenheiro elétrico (UFRN/1982) e Direito (UnP/2005). Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal, há 30 anos, tendo ocupado os cargos de gerente geral, auditor, gerente regional de Habitação e Saneamento para o RN e superintendente eventual. Secretário de Habitação e Regularização Fundiária (2009-2010) do município de Parnamirim, onde trabalhou no programa Minha Casa Minha Vida. Foi vereador em Parnamirim e assessor especial da presidência da Caern.

Obras
Rogério Mariz
Engenheiro mecânico, formado pela UFRN (1985) é especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho também pela UFRN. Engenheiro da Caern, foi prefeito de Serra Negra do Norte, entre 2005 e 2012.

Serviços Urbanos
Raniere Barbosa
Ex-secretário-executivo, de Desevolvimento Comunitário e de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa foi considerado o "super secretário" da gestão passada de Carlos Eduardo. Reeleito vereador pelo PRB.

Turismo
Fernando Bezerril
Militante no ramo de Turismo do Rio Grande do Norte, Fernando Bezerril já acumula experiência no cargo. Foi titular da pasta de Turismo e Eventos de Extremoz, e da própria Secretaria de Turismo de Natal, durante a gestão de Carlos Eduardo.