Natal
Reforma em calçadas da Rio Branco termina no fim do ano
Publicado: 00:00:00 - 24/09/2021 Atualizado: 22:23:55 - 23/09/2021
As obras de reforma das calçadas da Avenida Rio Branco, no bairro de Cidade Alta, Zona Leste de Natal, foram iniciadas no dia 26 de abril e devem ser finalizadas até a primeira quinzena de dezembro. O serviço é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e está orçado em cerca de R$ 950 mil.

Magnus Nascimento
Obras na Rio Branco fazem parte de projeto para revitalizar o centro da cidade. Ideia é atrair mais pessoas e empresas

Obras na Rio Branco fazem parte de projeto para revitalizar o centro da cidade. Ideia é atrair mais pessoas e empresas


Segundo o secretário de mobilidade urbana, Paulo César Medeiros, a obra contempla não só as reformas das calçadas com a substituição do pavimento por placas de concreto, que evitam um maior desgaste do piso, mas também a construção de ciclovia, rampas de acessibilidade, implantação de novas vagas de estacionamentos, bancos, lixeiras e replantio de árvores.

Paulo César disse que a reforma das calçadas já está com 50% de execução e vai desde a rua Apodi, até a rua Auta de Souza, na Cidade Alta. Ele contou que esse serviço irá trazer mais segurança ao pedestre. “As pessoas que caminham pela Rio Branco terão mais espaço, com as calçadas mais largas, além da segurança, já que com as calçadas antigas o risco de quedas era muito grande e também será melhor para as pessoas com deficiência se locomoverem por lá”, diz.

Essas ações fazem parte de um projeto da Prefeitura de Natal que visa revitalizar o centro da cidade, com a reforma do espaço cultural Ruy Pereira e do Beco da Lama, além do recapeamento do asfalto de toda avenida Rio Branco. O secretário relatou que essa iniciativa vai atrair mais pessoas para aquela região, fazendo com que a economia local volte a crescer e as pessoas consigam andar com mais facilidade. “É um projeto que vai ressignificar o centro histórico de Natal atraindo mais turistas e a população local”, comenta.

Para os comerciantes, as reformas das calçadas vão trazer benefícios tanto para eles, como para as pessoas que circulam na avenida, porém esse é apenas um dos problemas que será resolvido diante de outros que existem no local. O comerciante, Gilvan Rocha, trabalha no centro da cidade há 23 anos e contou que nunca tinha visto uma reforma na Avenida Rio Branco.

“Essa reforma traz benefícios para nós, porque melhora a circulação de pessoas. É um respiro, porque eu nunca vi nenhuma reforma por aqui, nós estávamos abandonados pelo poder público e ainda tem muitas questões a serem resolvidas por aqui”, diz.

Gilvan comenta que muitos empresários estão fechando suas lojas e se mudando para o centro comercial do Alecrim, com isso a circulação de pessoas vem diminuindo bastante ao longo dos anos no centro da cidade. Ele diz que a desvalorização do lugar por parte do poder público também causa esse afastamento, porque ainda faltam melhorias na segurança, limpeza, saneamento e implantação de banheiros públicos. Gilvan acrescenta que é só resolvendo todas essas questões, além das calçadas, que teremos um centro comercial mais organizado.

Gabriel Cândido trabalha há 7 meses no centro da cidade -  é comerciante e dono de uma loja de acessórios para celular - e fala que mesmo estando há pouco tempo no local, já presenciou diversos acidentes nas calçadas antigas, por causa de buracos e desgastes do piso. Esses acidentes aconteciam normalmente com idosos e deficientes físicos e eram frequentes. Gabriel acredita que a reforma vai trazer melhorias para facilitar o deslocamento e atrair mais pessoas. 

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte