quarta-feira, 24 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Refugiada que veio à Rio 2016 vira embaixadora

- Publicidade -

Genebra (AE) – Dos campos de refugiados para as piscinas olímpicas. Das competições internacionais para os encontros diplomáticos. Depois de se transformar uma celebridade nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a refugiada e nadadora síria Yusra Mardini ganhou o status de embaixadora da boa vontade da ONU e vai representar a entidade para sensibilizar o mundo sobre a necessidade de acolher refugiados.

Para as Nações Unidas, ela se transformou em uma “voz poderosa” e “exemplo” de como se pode reconstruir uma vida. Desde o Rio-2016, ele se reuniu com o papa Francisco, com o ex-presidente Barack Obama e realezas. Agora é a embaixadora mais jovem da história da entidade.

Na ONU, ela terá o papel de convencer governos a adotar uma atitude de abertura com refugiados e ainda percorrer escolas e institutos para explicar aos europeus e populações locais sua história. A meta é a de sensibilizar a opinião pública e desfazer a tensão que existe em muitas partes do Velho Continente diante da chegada de milhões de refugiados. “Não precisamos ter vergonha em dizer que somos refugiados se não esquecermos quem somos”, disse. “Ainda somos médicos, engenheiros, estudantes”, afirmou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas