terça-feira, 16 de abril, 2024
27.1 C
Natal
terça-feira, 16 de abril, 2024

Região do Seridó tem dias de chuvas

- Publicidade -

As previsões de chuva para os próximos cinco dias, no semiárido potiguar, emitida pelo setor de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) estão se confirmando. Entre a tarde de sexta-feira, 20, e madrugada de ontem, vários municípios do Rio Grande do Norte, principalmente os localizados na região Seridó, com precipitações que variaram de 20 a 90 milímetros. Em Jucurutu, pequenos e médios açudes chegaram a sangrar.
Açude no município de Jucurutu rompeu por causa das intensas chuvas na madrugada
Segundo informações do blog do Edilson Silva e de outros da região Seridó, no Distrito de Boi Selado, onde a chuva chegou com mais força, o Açude de Chiquinho Rodrigues começou a sangrar ontem e dois açudes de médio porte romperam. A localidade registrou chuvas de aproximadamente 100mm. Em registro via facebook, o repórter fotográfico Canindé Soares, que visitava a região, mostrou a situação de um dos açudes que não suportou o volume das águas e rompeu.

Segundo depoimentos publicados nas redes sociais a a chuva “deu uma boa molhada na terra em toda região Seridó e a água escorreu bem nas ruas nesta tarde [da sexta-feira]”, um alento, especialmente para o homem do campo, castigado pela estiagem dos últimos dois anos. Algumas áreas da zona rural de Jucurutu também foram banhadas, como é o caso de Boi Selado.

No município, os reservatórios estavam secos e a população recebia água via carros pipa contratados pela Prefeitura e da operação mantida pelo Exército. As partes mais baixas do município ainda recebiam água, do rio Piranhas. Valas cavadas no leito do rio levam água a poço de captação da Caern. Em Jucurutu, as localidades onde mais choveu foram: Sítio Pocinhos ( 90mm), Sítio Pinturas (77mm), Sítio Malhada (90mm), Boi Selado (100mm), Riacho da Palha (71 mm) e Sítio Cacimbas (50mm).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas