quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Reitores assinam acordo para Infovia no RN

- Publicidade -
Os reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do RN assinaram nesta sexta-feira  (28) o Acordo da Infovia Potiguar, que visa a implantação, manutenção e operação da rede de telecomunicações em diversas cidades potiguares. A assinatura do convênio ocorreu com a participação dos representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Mossoró.

Assinatura ocorreu em Mossoró na manhã desta sexta-feira

O coordenador do Núcleo de Redes Avançadas, Sérgio Fialho, explicou que a ideia de unir forças entre as instituições públicas de ensino superior do RN surgiu do caso bem-sucedido do Giga Natal, que foi implantado em 2008. “É dentro das universidades onde existem equipes técnicas para dar esse apoio ou, no mínimo, onde você tem condições de capacitar”, opina.

A proposta foi apresentada em um fórum de reitores há cerca de dois anos e os gestores agora formalizaram o compromisso de executar o projeto, definindo os deveres e direitos de cada instituição participante. Ainda segundo Fialho, a primeira etapa do projeto vai englobar cidades convergentes para Natal, como João Câmara, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Mossoró, Assu e Ipanguaçu, com previsão de inaugurar os trechos iniciais ainda neste ano.

Para o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, a assinatura do acordo visa levar internet de qualidade, com o objetivo de fomentar a educação e a pesquisa científica nas instituições de ensino, bem como oferecer conexão para diversos órgãos estaduais e municipais das áreas da saúde, segurança, justiça, entre outras.

Desenvolvido por meio de parceria entre governo estadual e instituições públicas de ensino superior, a Infovia Potiguar fornece inicialmente 10 Gb, podendo ser expandida até 100 Gb.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas