sexta-feira, 29 de março, 2024
26.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Relator da constituinte recebeu atenção especial

- Publicidade -

A instalação da comissão de redação da Constituinte também foi acompanhada com muita atenção pelo SNI. Em seguida, foi produzido documento que aponta que nove integrantes são de centro, seis são de esquerda e um de direita. O texto dedica especial atenção ao relator, Bernardo Cabral. “Considerando a competência regulamentar da comissão e sua composição de maioria centrista, o texto constitucional, durante a sua revisão, não deverá sofrer nenhuma alteração de caráter inovador ou de influência progressista. Entretanto, em face de seu relator ser de esquerda, faz se necessário uma observação rigorosa na sua redação final”, diz o documento.

Para o relator da Constituinte, Bernardo Cabral, não havia justificativas para tamanha preocupação por parte dos agentes do SNI. “As sessões eram abertas, as reuniões eram no Prodasen (serviço de Processamento de Dados do Senado), tudo ficava registrado. A não ser que alguém quisesse mostrar serviço no seu órgão de origem ou pelo qual era remunerado”, afirma Cabral. O constituinte questiona ainda a destinação dada aos relatórios: “A quem interessava? O que o presidente ia fazer com isso? Isso é ridículo e não faz jus à sabedoria brasileira.”

#SAIBAMAIS# Com duração de cinco minutos, o programa de televisão Diário da Constituinte foi produzido durante os trabalhos da Assembleia, em 1987 e 1988, para informar a sociedade sobre o andamento das discussões no Congresso. Ele também passou pela análise dos agentes do SNI, que contabilizavam a divisão de espaço entre as diferentes correntes políticas.

O programa, segundo o relatório, garantia “uma presença majoritária a elementos de esquerda”. “O grande negócio é que eles queriam influenciar dentro do Congresso”, aponta o jornalista Luiz Gutemberg.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas