segunda-feira, 29 de abril, 2024
24.1 C
Natal
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Relatório aponta seca de 2013 como a pior dos últimos 50 anos

- Publicidade -

O Nordeste brasileiro enfrentou em 2013 a pior seca dos últimos 50 anos, com redução drástica das chuvas em função de uma onda de calor que afetou também o clima em outras partes do mundo, como na Austrália. As conclusões são do relatório da Organização Meteorológica Mundial, divulgado ontem, sobre o estado do clima mundial em 2013.

O relatório apresenta um panorama das tendências meteorológicas e climáticas mundiais e regionais durante o último ano e destaca alguns dos fenômenos extremos mais significativos de 2013.

No documento, há indicação um aumento de meio grau na temperatura média da terra que, além de secas, provocou também tufões, furacões e inundações em vários países.  Os dados são compilados desde 1961. Segundo o relatório, a Austrália teve o ano mais quente das  últimas cinco décadas  e a Argentina o segundo mais quente.

O ano passado, as temperaturas na América do Sul foram dominadas pelo calor na maior parte do continente. No Brasil, o calor provocou seca no Nordeste, ao mesmo tempo em que muitos estados sofreram com chuvas fortes no final do ano. O relatório aponta, por exemplo, a cidade de Aimorés (MG), com precipitação média quatro vezes maior do que a normalmente registrada no Sudeste do Brasil para o mês de dezembro.

De acordo Gilmar Bistrot, meteorologista da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn), o Rio Grande do Norte teve dois anos seguidos de seca. E 2012 foi pior que 2013. Os dados sobre o volume acumulado de chuvas em 2012 indicam que em 133 municípios (80%) do total, o quadro foi considerado “muito seco”. E em outros 16, seco.

Em 2013 a situação foi mais amena, apesar de não menos grave. 47 municípios ficaram na classificação “muito seco” e  45 em “seco”. Em 2012 o inverno só foi normal em dois municípios. Em 2013 choveu satisfatoriamente em 55.

A classificação é feita pela Emparn levando em conta as médias históricas de cada município. No entanto, a estação é considerada “muita seca” quando o volume de chuvas fica abaixo de 75% da média. Em Apodi choveu 322 milímetros em 2012 e o ano foi “muito seco”.  Em Angicos, as chuvas atingiram 294 milímetros e o município ficou na classificação “seco”.

ABASTECIMENTO
SITUAÇÃO DA CIDADES DO RIO GRANDE DO NORTE

12 municípios do Estado estão em colapso no abastecimento de água
13 municípios correm o risco de entrar em colapso no abastecimento
116 municípios abastecidos pela Operação Carro Pipa do Exército Brasileiro

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas