quinta-feira, 25 de abril, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Relatório do Unicef aponta diminuição mundial na mortalidade infantil

- Publicidade -

A mortalidade infantil caiu, nos últimos 20 anos, na maioria dos países que o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) analisou. O relatório divulgado nesta quinta (13) pelo próprio órgão mostra que o número de mortes de crianças menores de 5 anos registrou uma queda de 12 milhões, em 1990, para 6,9 milhões, em 2011.

Apesar dos dados positivos, cerca de 19 mil crianças com menos de 5 anos ainda morrem todos os dias de várias doenças que podem ser evitadas. O Unicef acredita ainda que as principais causas de morte estão relacionadas à desnutrição, pneumonia, diarreia e ao vírus HIV/ Aids. Entretanto, a prevenção da malária, da poliomielite e do sarampo foram parabenizadas pelo fundo internacional.

Ian Pett, chefe na área de Saúde do Unicef, destaca a necessidade de mobilização dos governos e da sociedade civil para promover os avanços. “Ainda há um longo caminho a percorrer” e “estamos no meio do caminho”, disse. 

O Unicef considera fundamental a concentração de atenção em regiões da Ásia e da África do Sul que, mesmo apresentando melhoras, ainda possuem taxas elevadas de morte de crianças abaixo dos 5 anos, como por exemplo na África, onde uma em cada nove crianças morre devido à desnutrição.

A diretora executiva do Unicef, Anthony Lake, reitera afirmando que as causas mais frequentes de mortes infantis podem ser evitadas através de medidas preventivas. “Vidas poderiam ser salvas com vacinas, nutrição adequada e cuidados médicos, além de atenção às gestantes. O mundo tem tecnologia  e know-how para isso. O desafio é torná-los possíveis”, afirmou.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas