quinta-feira, 28 de março, 2024
30.1 C
Natal
quinta-feira, 28 de março, 2024

Remando contra

- Publicidade -

Itamar Ciríaco

Existe uma antiga expressão popular: Remando contra a maré. A frase é utilizada diante de situações nas quais todo um trabalho executado não surte efeito porque a situação posta não permite que haja evolução na solução do problema apresentado. O “sistema”, como costuma se dizer hoje em dia, não tem interesse na resolução, ou prefere outro caminho e aposta no caos como lição. Com isso, impõem seus desejos e seus atos. Esse parece ser o caso das torcidas organizadas. Parece que tudo está sendo feito para que a determinação da torcida única seja adotada sem que pareça uma imposição.
Remando contra 1
Mas as remadas contra também surgem em outros sentidos. Por exemplo, como, em sã consciência, um responsável (ou irresponsável) marca uma partida para o sábado de carnaval? e o pior, às 18h? Pois é, o América recebe o Sport, na Arena das Dunas, no próximo sábado (21), pela Copa do Nordeste. Ora, diante da luta para que as torcidas voltem aos estádios, esse é outro “tiro no pé” (com perdão da expressão que não tem uma boa relação com essa onda de violência entre organizadas). Em meio a maior festa popular do Brasil, fica difícil acreditar que muitos se deslocarão até o estádio, até porque, o Carnaval de Natal ganhou muita força nos últimos anos e existirão festas em todas as áreas da cidade. Além disso, muitos ainda mantém a tradição de viajar nesse período longo de folga. Enfim, só resta pedir para o torcedor vestir a fantasia e, ao invés de sair por aí, ir para a Arena.
Calendário
A Secretaria de Esportes e Lazer de Natal realizou, ontem, uma reunião com as Federações, Associações e Instituições sobre o Calendário Esportivo de 2020. O encontro aconteceu no auditório do Palácio dos Esportes Djalma Maranhão. De acordo com a secretária da pasta, Danielle Mafra, o objetivo desses encontros é construir em conjunto um cronograma que atenda a demanda da população natalense, gerando oportunidade e interação em todas as regiões da capital.
Bike
Ontem, a ativista e ciclista americana Barbara Trentacosta – voluntária do Maine Chapter Parteners of the Americas e do Bicycle Coalition os Maine (BCN), realizou uma ação de intercâmbio “Pedalando em Natal e no Maine” com ciclistas e convidados locais. O evento contou com a parceria do executivo municipal e da presidente do Comitê RN- Maine, Marilia Sá. A ciclista Barbara Trentacosta trabalhou mais de trinta anos dando aulas de Inglês para estrangeiros de todas as idades e diferentes atividades, incluindo imigrantes e refugiados. Depois de aposentar-se, dedica-se ao voluntariado desenvolvendo programas comunitários em diferentes culturas, sempre na defesa da mobilidade através de meios de transporte não poluentes e na defesa de um meio ambiente saudável para o planeta. Participou de excursões ciclísticas em vários países como Eslovênia, Romênia, Itália, Nepal, Rússia, Japão, Hong Kong, Austrália e outros. É membro voluntária do Maine Chapter Partners of the Americas e do Bicycle Coalition of Maine (BCM).
Aposta
Em janeiro, portanto, mês passado e, por isso, ainda está “quentinho”,  foi publicada a 5ª Edição do ranking de clubes do Brasil, o Ranking PLURI de Conquistas, que abrange 681 clubes de 27 estados diferentes, que disputaram as principais competições de futebol nos últimos 10 anos, incluindo as séries A, B, C e D, Copa do Brasil, copas e recopa continentais, Mundial de Clubes, campeonatos estaduais e torneios regionais. Neste trabalho, O FLAMENGO, campeão da Libertadores em 2019, lidera o ranking anual de clubes do Brasil com a pontuação de 493,3 pontos, maior pontuação anual já alcançada por uma equipe. Em segundo lugar está o ATHLETICO PARANAENSE, campeão da Copa do Brasil no ano passado, com 135,8 pontos.
Aposta 1
No entanto, quando o recorte da pesquisa é ampliado e leva-se em consideração os últimos 10 anos, O CORINTHIANS foi o clube com mais conquistas no Brasil nos últimos 10 anos. Com 1.261,4 pontos, a equipe paulista acumulou, nesse período, três títulos brasileiros, além da Libertadores da América e o Mundial de Clubes. A APOSTA consiste em adivinhar como esse posicionamento estará nos próximos anos. Mantida a distribuição de grana que existe atualmente no futebol nacional, fica claro que o Flamengo deverá dominar essa próxima década. Não vejo ninguém, no País, atualmente, com poder financeiro suficiente para barrar esse domínio.
Aposta 2 Em relação ao futebol local, na década, o ABC aparece na 29ª colocação nacional com 63  pontos obtidos de acordo com os critérios da Pluri Consultoria. O América é o 42º com 38,6 pontos obtidos. O ranking lista clubes até a 681ª posição, o que deixa os potiguares, em termos nacionais, bem posicionados. No Nordeste, o Alvinegro seria o oitavo nesta classificação e o América o 13º. Em relação ao último ano, o clube abecedista é o 100º com 1,1 ponto e o “Dragão” o 42º com 3,5 pontos. Em nível local, com, no momento, ambos na Série D, o equilíbrio é uma aposta mais segura.
Internacionalizando
O Botafogo está internacionalizando o seu time. Depois do japonês Honda, quem pode pintar em General Severiano é o francês Yaya Touré. O clube discute a contratação do jogador e pode contar com a ajuda de dois “artistas” conhecidos do público brasileiro. O youtuber Felipe Neto e o humorista Marcelo Adnet se comprometeram a ajudar no pagamento do salário do jogador. Da parte alvinegra, a conversa é liderada por Montenegro e pelo vice-presidente comercial e de marketing do clube, Ricardo Rotenberg. Ambos fazem parte do Comitê Executivo de Futebol, que ainda inclui o presidente Nelson Mufarrej e outros membros da diretoria.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Clássico