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Renault comemora 20 anos de Brasil

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A Renault completou 20 anos de fabricação no Brasil no dia 4 do mês em curso. A ocasião foi marcada por um evento que reuniu aproximadamente 7.000 pessoas no Complexo Ayrton Senna, na Grande Curitiba, no Estado do Paraná, incluindo colaboradores, autoridades, jornalistas automotivos, fornecedores e concessionários. Desde o início de sua produção no País, em 4 de dezembro de 1998, a Renault fabricou mais de 3 milhões de veículos e 4 milhões de motores. Importante salientar, que 30% desse total foi exportado.

A Renault organizou uma bela festa para seus colaboradores nas instalações do Complexo Ayrton Senna, no Paraná. Na oportunidade, sorteou um DUSTER zero km


A Renault organizou uma bela festa para seus colaboradores nas
instalações do Complexo Ayrton Senna, no Paraná. Na oportunidade,
sorteou um DUSTER zero km

“Ao longo dos anos, a Renault investiu, de forma contínua, mesmo em períodos de instabilidade econômica. Foi o que nos permitiu fortalecer nossa estrutura, lançar produtos voltados para as necessidades do consumidor brasileiro e latino-americano e crescer de forma consecutiva no mercado brasileiro desde 2010. A Renault acredita no Brasil”, afirma Luiz Fernando Pedrucci, presidente da Renault para a América Latina.

Comemoração
É importante e oportuno ressaltar, que a Renault celebra seu vigésimo aniversário no Brasil em seu melhor momento de participação de mercado no País, com 8,7% de marketshare(janeiro a novembro) do ano em curso. O resultado pode ser atribuído a uma gama completa de produtos e ao sucesso dos seus lançamentos mais recentes no mercado brasileiro, os automóveis”Captur” e o “Kwid”. Este último, líder absoluto do segmento dos compactos de entrada, com 45% de participação.

Dentro do conceito de Easy Life, este ano (2018), é particularmente muito relevante para a Renault. A montadora passou a oferecer aos seus clientes uma inovação nas vendas: o “K-Commerce”, a plataforma on-line mais completa para a compra de um veículo automotor. Por meio da ferramenta, qualquer pessoa pode adquirir um automóvel “Kwid” até mesmo por meio do celular.

Estrutura
A Renault do Brasil possui, hoje,quatro fábricas no complexo industrial paranaense, frutos de investimentos totais de aproximadamente R$ 7 bilhões: a CVP (Curitiba Veículos de Passeio), CMO (Curitiba Motores), CVU(Curitiba Veículos Utilitários) e a CIA (Curitiba Injeção de Alumínio). Além disso, o Complexo Ayrton Senna comporta um centro de engenharia, com aproximadamente 1.000 engenheiros voltados para a área de Pesquisa e Desenvolvimento. A Renault também mantém em São Paulo (SP) um escritório administrativo e um Centro de Design, única estrutura da marca do gênero no continente americano.

Produção
Operando em três turnos, a marca fabrica sete veículos no País: Kwid, Sandero, Logan, Duster, DusterOroch, Captur e o comercial leve Master,além dos motores 1.0 SCe e 1.6 SCe e o 1.6 Hi-Power para exportação. A marca francesa tem uma força-de-trabalho composta por mais de 7.300 colaboradores no Brasil, além de gerar 25.000 empregos indiretos apenas no Estado do Paraná.

É importante registar, que além da geração de emprego e renda, a Renault contribui com o poder público Municipal e Estadual ao oferecer 150 linhas de ônibus, diariamente, até o Complexo Ayrton Senna. Além disso, a empresa atendea mais de 20.000pessoas através de um consistente “Plano de Saúde.”

Melhor empresa

A Renault do Brasil está, há oito anos consecutivos, no Guia Você S/A “As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar”. Este ano, a marca conseguiu sua melhor colocação, entrando no “Top 10”, do ranking. O critério para a escolha se baseia no nível de qualidade da gestão de pessoas e no bom clima organizacional.

Força de trabalho na Unidade Industrial da Renault no Brasil, assiste, com grande entusiasmo show produzido por artistas locais


Força de trabalho na Unidade Industrial da Renault no Brasil, assiste,
com grande entusiasmo show produzido por artistas locais

Linha do tempo
Em março de 1996, a Renault lançou a pedra fundamental do”Complexo Ayrton Senna”, no Estado do Paraná (Brasil).A marca, que estava presente no País havia mais de 50 anos, com veículos como o compacto “Gordini”, um automóvel de quatro portas e o “Interlagos”,carro esporte, dava, então, seu primeiro passo para iniciar a produção local. Dois anos mais tarde, a CVP (Curitiba Veículos de Passeio) era inaugurada e a Renault apresentava ao mercado brasileiro o inovador Scénic, primeiro monovolumedo País que obteve grande sucesso comercial.

Um ano mais tarde, a Renault abriria as portas de sua fábrica de motores. A CMO (Curitiba Motores) possuía capacidade produtiva de 280.000 propulsores por ano e fabricava o motor 1.6 16V, que equipava os três veículos da produção nacional da Renault: o Scénic, o Clio e o Clio Sedã, além de ser exportado para a Argentina, onde era aplicado à linha de montagem do automóvel sedãMégane.Em 2000, seu primeiro ano cheio de fabricação, a CMO (Curitiba Motores) produziu mais de 30.000propulsores, um avanço digno de nota.

Em 2001, foi a vez de inaugurar a fábrica de veículos utilitários, primeira unidade industrial da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em todo o mundo, produzindo veículos das duas marcas. A CVU (Curitiba Veículos Utilitários) possuía capacidade instalada de produção de 60.000 unidades por ano.

No ano de 2012, outro importante marco na história da Renault do Brasil: o projeto CVP 60, quando a marca expandiu sua capacidade produtiva de 280.000 para 380.000 veículos por ano. A CVP (Curitiba Veículos de Passeio), que então produzia Duster, Sandero e Logan, ampliou a capacidade de fabricação de 220.000 para 320.000 carros por ano.ACVU (Curitiba Veículos Utilitários) se manteve em 60.000unidades/ano.

Mais investimentos
Em 2018, com investimentos de R$ 750.000.000,00, a Renault novamente incrementou sua estrutura no Paraná, com dois importantes projetos. O primeiro, foi a inauguração da CIA (Curitiba Injeção de Alumínio), responsável pela produção de cabeçotes e blocos em alumínio para os motores 1.0 e 1.6 SCe. A unidade industrial é a mais moderna linha de injeção da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em todo o mundo e tem capacidade para produzir 500.000 componentes ao ano. O segundo, foi implantado paralelamente (a Renault do Brasil ampliou a CMO(Curitiba Motores), a fim de realizar a usinagem dos blocos e cabeçotes fabricados na CIA (Curitiba Injeção de Alumínio). Além disso, é altamente relevante tornar público, que a  CVU Curitiba Veículos Utilitários, a CMO (Curitiba Motores) e a CIA (Curitiba Injeção de Alumínio) são, atualmente, exemplos de unidades fabris inseridas no contexto da novíssima “Indústria 4.0”, reunindo uma série de inovações em nome da qualidade do processo final, da segurança dos colaboradores, da eficiência e da produtividade.

Inovando: compromissos
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, a Renault do Brasil criou, em 2010, o “Instituto Renault”, responsável pelas ações socioambientais da marca. Desde que foi criado, o Instituto alcançou mais de 700.000 pessoas. Hoje, sua atuação é focada em dois eixos: Mobilidade Sustentável e Inclusão.

No eixo Inclusão, são destaques: o programa Renault Experience,criado em 2010,  que atingiu até hoje 37.000 estudantes. Em 2016, adotou o modelo de startups,que busca estimular o empreendedorismo e a inovação.

A Associação Borda Viva,localizada no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais (Paraná), visa: o desenvolvimento social, a segurança alimentar para crianças e o empoderamento feminino, por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Nada menos de 90.000 pessoas foram beneficiadas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.

Mobilidade Sustentável
Destaque para o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito Municípios do País, a saber: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Estado do Paraná; Pelotas (Rio Grande do Sul); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo (Capital). O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Aproximadamente 230.000 crianças foram beneficiadas pela iniciativa.

No mesmo eixo, a Renault do Brasil vendeu mais de 150.000 automóveis elétricos em nosso País a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.A ITAIPU é uma delas.

Também no viés ambiental, desde 2016 a Renault mantém uma importante marca, tornando-se uma empresa Aterro Zero. Ou seja, 100% dos resíduos do processo produtivo do Complexo Ayrton Senna é reciclado ou recebe destinação adequada.

A Renault do Brasil detém certificação das normas ISO 14.001 de Meio-Ambiente e ISO 26.000 referente à Responsabilidade Social.

Serviço
Complexo Ayrton Senna

1 . Área: 2,5 milhões de metros quadrados (60% mata nativa preservada)

2 . Capacidade produtiva anual

A) CVP (Curitiba Veículos de Passeio): 320.000 unidades

B) CVU (Curitiba Veículos Utilitários): 60.000 unidades

C) CMO Curitiba Motores): 600.000 unidades

D)CIA (Curitiba Injeção de Alumínio: 500.000 unidades

3 . Veículos produzidos: Kwid, Sandero, Logan, Duster, DusterOroch, Captur e Master

4 . Empregos diretos (Número de colaboradores): 7.300

5 . Empregos indiretos: 25.000, no Estado do Paraná

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