sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Renúncia

- Publicidade -

O vereador Júlio Protásio (PSB) entregou ontem o cargo de de líder do prefeito na Câmara de Natal. Ele divulgou uma nota na qual afirma que discorda de algumas medidas adotadas pelo prefeito, o que teriam motivado a decisão de deixar a atribuição de liderar a base aliada. “Em virtude de decisões administrativas da Secretaria Municipal de Saúde (que determinou o fechamento do posto saúde do Conjunto Jiqui, área em que sou o vereador mais votado) e decisões administrativas da Secretaria Municipal de Tributação (que propõe o fim do Programa de Incentivo à Educação Universitária-Proeduc, projeto de minha autoria, sancionado no primeiro governo de Carlos Eduardo que beneficia 12 mil alunos da rede pública), apesar de entender a situação financeira difícil que passa a Prefeitura, me encontro em uma situação incômoda de ser líder do Governo e ter que defender decisões com as quais eu não concordo”, disse o vereador.

Transição

Júlio Protásio afirmou ontem que fez um acordo com o prefeito para permanecer na liderança até a escolha do substituto. “Em comum acordo com o prefeito, resolvi entregar a liderança para que ele possa convidar outro parlamentar da nossa bancada. Irei continuar na Câmara Municipal ajudando Carlos Eduardo a fazer um bom governo para Natal e, ao mesmo tempo, terei a liberdade para defender a continuidade do Posto do Jiqui e do Proeduc, sem consequências negativas para o Governo Municipal”, destacou em nota o vereador do PSB.

Federalização
O senador Cristovam Buarque (PDT) participou ontem, em Natal, ao lado do prefeito Carlos Eduardo, da 1ª Conferência sobre Educação Integral. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra). O senador defendeu, na ocasião, a federalização da educação básica.

Reforma

Em uma semana de funcionamento do portal criado para ouvir sugestões para o anteprojeto de Reforma Política, o site do Grupo de Trabalho da Câmara dos Deputados já recebeu mais de 16 mil visitas e 64 mil acessos até ontem. Entre as ideias mais populares apresentadas pelos eleitores estão a criação de mecanismos para limitar os salários dos deputados e o fim do voto obrigatório, das “regalias parlamentares” (como cota para gastos dos congressistas) e dos cargos comissionados.

Sugestões

O portal recebeu até agora 14 mil votos em 126 ideias propostas e 113 tópicos de discussão foram criados. Segundo o coordenador do grupo, o petista Cândido Vaccarezza (SP), só um internauta apresentou uma sugestão que recebeu mais de 60 comentários. Ao total, foram registradas 1.016 participações, apesar de os trabalhos parlamentares só começarem na próxima semana, após o retorno do recesso branco. São Paulo lidera o ranking dos acessos por cidade(16,05%), seguida por Brasília (11,22%), Rio de Janeiro (8,71%), Belo Horizonte (6,75%) e Salvador (4,35%).

Debates

Em 90 dias de trabalho, o grupo formado para discutir e elaborar uma proposta de reforma deve realizar quatro audiências públicas, sendo a primeira no dia 15 de agosto. Já foram convidadas entidades civis, como a OAB, centrais sindicais e o Movimento Passe Livre, que comandou as primeiras manifestações contra o reajuste do transporte coletivo no país.

Filiados

Uma vez que o partido ao qual é filiado pretende lançar a candidatura do senador Aécio Neves à Presidência, o ex-governador de São Paulo teria tentado conquistar o apoio do PPS, PTB, PSD e PV para uma aliança que viabilize o nome dele na disputa da sucessão de 2014. Mas apenas o PPS sinalizou favorável à iniciativa. A informação foi destaque ontem no jornal O Globo. Os demais partidos responderam que é cedo para uma definição sobre a corrida pelo Palácio do Planalto. Em setembro termina o tempo hábil para filiação partidária de quem pretende as eleições do próximo ano.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas