quinta-feira, 25 de abril, 2024
24.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

‘Renúncias foram inoportunas’

- Publicidade -

PERMANÊNCIA - Ricardo Izar afirma que está triste e indignado, mas não vai deixar o cargo

Brasília (AE) – Um dia depois da debandada de deputados do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara em protesto contra a série de absolvições de deputados acusados de envolvimento no “mensalão”, o presidente do colegiado, Ricardo Izar (PTB-SP), classificou a renúncia dos conselheiros de “inoportuna e demagógica”. Izar afirmou acreditar, no entanto, que apenas três ou quatro titulares que anunciaram as desistências do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar vão concretizá-las. Ele afirmou que concorda com o deputado Cézar Schirmer (PMDB-RS), relator do pedido de cassação do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), de que há uma frouxidão moral, e acusa essa legislatura, como é chamado o período de quatro anos de mandato, de ser a pior e a mais despreparada.

• Depois das renúncias, o que o sr. pretende fazer?
Ricardo Izar:  Está tudo em ordem. Já estou encaminhando os ofícios para que os líderes do PT e do PPS indiquem os substitutos, com a saída dos dois do Psol e do Júlio Delgado (PSB-MG). Vou escolher o relator do caso de (deputado) José Janene (PP-PR) na próxima terça-feira (11) entre os conselheiros que estão lá. Quero pegar gente experiente. Não vou dar a relatoria para os novos que vão entrar. Estou consultando a Ann Pontes (PMDB-PE), o Jairo Carneiro (PFL-BA) e o Nelson Trad (PMDB-MS). Será escolhido um novo relator para o processo de Janene porque a relatora, Ângela Guadagnin, foi afastada do Conselho de Ética e Decoro). Nesta segunda-feira (10), vou fazer uma declaração à imprensa para explicar o nosso trabalho e o que vamos fazer daqui para frente.

• Essas renúncias foram inoportunas? Por que inoportunas?
RI:  Foram inoportunas. Nós fomos eleitos. Eu vou até o final. Nós estamos dando uma satisfação à sociedade. O povo está sabendo o que está acontecendo no Conselho de Ética. Quem errou foi o plenário. Estamos todos indignados. Não havia necessidade para a renúncia. Quem está desgastado é o plenário. O conselho não errou. A renúncia foi inoportuna e demagógica.

• O sr. também não sentiu vontade de renunciar?
RI:  Eu fiquei muito indignado e triste. Nos empenhamos tanto! Estamos trabalhando numa causa. A gente se empenha, não dorme, não come. O relator Cézar Schirmer trabalhou sábados e domingos, para nada?

• Há uma frouxidão moral, como disse o deputado Cezar Schirmer?
RI:  Concordo, integralmente, com Schirmer. Não se analisa o aspecto moral. É só uma questão de agradar a um ou outro, defender um ou outro interesse pessoal. Estou há 19 anos (no Parlamento) e essa é a pior legislatura porque há um despreparo dos parlamentares. Muitos foram eleitos por grupos e não por partidos, por igrejas, por setores e não estão preparados para o Legislativo. Veja o Enéas (Carneiro, deputado do Prona). Ele elegeu seis deputados, alguns com 300 votos. Teve também a febre vermelha, elegendo deputados do PT despreparados. Essa é a pior legislatura em termos de preparo, até democrático, cultural. Tem deputado que não entende o que é o Poder Legislativo. O deputado Wanderval Santos (PL), por exemplo, ficou fazendo emendas no Orçamento para Paraíba e Rondônia, mas ele é de São Paulo. (O conselho pediu a cassação do mandato de Santos, mas o plenário o absolveu). Tem gente muito boa, mas a renovação foi a pior.

• Daqui para frente, não haverá mais condenação?
RI: Daqui para frente, tudo continua da mesma maneira. O plenário vai prestar mais atenção em cada processo. A reação popular foi muito grande. Eu desci no aeroporto ontem (06) e uma mulher pediu para me dar um beijo. Ela disse que a esperança dela era o Conselho de Ética e que o resto era o resto.

• E no conselho? O que o sr. espera dos novos que serão indicados pelos líderes?
RI:  Espero que seja gente competente e séria, mais nada. Que estudem a matéria. Espero que votem com a consciência e não com o partido.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas