Repúdio do setor de eventos

Publicação: 2020-08-07 00:00:00
Antonio Roberto Rocha 
antonioroberto@tribunadonorte.com.br 

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc Brasil) comunicou sua frustração com os governos estaduais e municipais em carta assinada por sua presidente, Fátima Thereza Facuri Leirinha. A nota de repúdio, publicada ontem e com ampla repercussão nacional, aponta para uma falta de comprometimento com o setor e clama por atenção e apoio. A Abeoc Brasil pede uma data para a retomada dos eventos, porque só assim passará a realizar planejamentos, ao invés de conviver com incertezas, como atualmente. 

Nesta semana, profissionais que trabalham na produção de eventos em Natal fizeram duas manifestações nas ruas, pedindo maior atenção das autoridades. Segundo se comenta nos bastidores das empresas organizadoras, é inadmissível que shoppings, restaurantes e bares (com bebidas alcoólicas) já estejam abertos enquanto os congressos, convenções e feiras não têm sequer uma sinalização quanto ao retorno das atividades.

RN é segundo na busca por selo
O Rio Grande do Norte se mostra atento às oportunidades de implantação de biossegurança. Na Região Nordeste, até a semana passada, 3.243 prestadores de serviços turísticos solicitaram a emissão do selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”. A Bahia lidera em número de pedidos (826), seguido do Rio Grande do Norte (520), Pernambuco (456), Ceará (429), Alagoas (423), Maranhão (287), Paraíba (119), Sergipe (96) e Piauí (87). Em todo o Brasil já são mais de 11,4 mil pedidos. 

Os segmentos com maior número de solicitações do selo na Região Nordeste são meio de hospedagem (1.167), agência de turismo (988), transportadora turística (359) e bares e restaurantes (312). Para auxiliar os empreendimentos sobre as medidas recomendadas para a reabertura, o Ministério do Turismo publicou os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que fazem parte do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Como solicitar - Para solicitar o selo, o interessado deve acessar o site da iniciativa, ler as orientações previstas no protocolo destinado ao segmento em que atua e estar com situação regular no Cadastur. Em caso positivo, ele adere à autodeclaração que atende aos pré-requisitos determinados e é encaminhado para uma área do site onde pode realizar o download do selo para impressão.

O selo, que é totalmente gratuito, deverá ser colado em local de fácil acesso ao cliente e conterá um QR Code pelo qual o turista poderá consultar as medidas adotadas por aquele empreendimento e/ou profissional. Além disso, possibilitará a realização de denúncias em caso de descumprimento, o que poderá resultar em revogação do selo.

Estão disponíveis protocolos para Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos, Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos e Locadoras, entre outros.

Salvador anuncia hub da Gol no Nordeste
A Gol, empresa que tem mais voos atualmente para Natal (antes da pandemia já liderava o mercado), anunciou recentemente que até dezembro volta a operar em todos os seus mercados e com todas as suas frequências de antes da pandemia. Neste mês de agosto, a companhia está retornando aos seus principais mercados. A Gol escolheu Salvador como hub da empresa no Nordeste. 

Azul prevê 407 voos diários em setembro
Setembro deve se consolidar como um passo definitivo no movimento de retomada da Azul Linhas Aéreas. Para o próximo mês, a companhia planeja ofertar 407 voos por dia para 88 destinos no Brasil e no Exterior. A malha projetada para o período alcança 45% da capacidade operada pela empresa antes da pandemia e representa crescimento de 570% na malha de 70 voos que foi operada em abril, no momento mais crítico da crise, quando havia apenas a chamada malha essencial no País.  

Abav-RN passa a ter 51 associadas
A Associação Brasileira de Agências de Viagens, seccional do Rio Grande do Norte, que está com campanha publicitária de valorização do agente, atualmente, anuncia duas novas agências de viagens em seu quadro de associadas: Avellar Turismo e Fortur Turismo. Com elas, a Abav-RN passa a contar com 51 agências. Em breve, a entidade promoverá um famtour com agentes de viagem para Galinhos.  

ABIH-RN mostra situação da hotelaria
Hotéis reabertos
Aquária Natal Hotel
Araçá Flat
Arituba Park Hotel
Bello Mare Comfort
Hotel Majestic
Hotel Natal
Hotel Senac Barreira Roxa
Quality Suites Natal
Villa Park Hotel
Pipa Lagoa Hotel
Vila do Mar e-suites
Praia Bonita Resort
Pousada Eco Vila & Spa da Alma
Ponta do Madeiro
Pousada dos Girassóis
Pousada Villa do Sol

Previsão para reabertura ainda em agosto:
Bupitanga Hotel
Divi-Divi Praia Hotel
Happy Hotel Ponta Negra
Holiday Inn Natal
Hotel Pipa Atlântico
Natal Dunnas Hotel
Natal Praia Hotel
Pipa Privilege
Porto Suítes Natal Hotel
Praiamar Express
Praiamar Natal
Sombra e Água Fresca
Sun Bay Hoteis Pipa
Vila Galé Touros

Previsão para reabertura em setembro:
Antibes Residence
Aram Imirá Plaza
Aram Natal Mar Hotel
Aram Ponta Negra Hotel
D Beach Resort
Esmeralda Praia Hotel
Hotel Areia de Ouro
Hotel Bruma
Hotel da Pipa
Hotel Ponta Negra
Marsol All Inclusive
Ocean Palace Beach Resort e Bungalows
Pizzato Praia Hotel
Pontalmar Praia Hotel
Rifoles Praia Hotel
Visual Praia Hotel
Serhs Natal Grand Hotel
Wish Natal





Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.