sexta-feira, 29 de março, 2024
30.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Reservas da Petrobras cresceram em 2007

- Publicidade -

Rio – A Petrobras informou  ter encontrado 875 milhões de barris  de petróleo e gás no Brasil em 2007. O número refere-se apenas a campos com  viabilidade comercial comprovada e exclui os em avaliação, como o de Tupi. Com  as novas descobertas, as reservas brasileiras da estatal subiram 1,2% em 2007,  atingindo 13,920 bilhões de barris de petróleo e gás, segundo o critério da  Sociedade dos Engenheiros de Petróleo (SPE, em inglês), utilizado pela Agência  Nacional do Petróleo (ANP). 

Com esse volume, segundo a companhia, o Brasil tem hoje reservas para 19,6 anos,  mantido o ritmo de produção atual. A conta não considera descobertas de empresas  privadas. A Petrobras informou que fez 53 notificações de descobertas à ANP  em 2007, incluindo Tupi. Mas só seis campos foram declarados comerciais e passaram  à fase de projetos de produção.  Há apenas um campo marítimo na lista, batizado de Xerelete, na Bacia de Campos.  Os demais estão em terra: Guanambi, na Bacia do Recôncavo; Biguá, Cancã e Jacupemba,  no Espírito Santo; e Japuaçu, em Alagoas.

A Petrobras informou ainda que em 2007 descobriu outras reservas em campos já  em produção – como Marlim Sul e Jubarte, na Bacia de Campos – e reservatórios  que foram incorporados a projetos existentes. Além disso, elevou as reservas  de campos como Roncador e Albacora Leste, em Campos; Mexilhão, em Santos; e  Manati, na Bahia, entre outros. 

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas