quinta-feira, 18 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quinta-feira, 18 de abril, 2024

Reservas das águas profundas superam estimativas

- Publicidade -

Rio – As reservas das águas profundas na Bacia de Santos podem ultrapassar  os 20 bilhões de barris de petróleo e gás, segundo estimativas de geólogos. Além de Tupi, a Petrobras tem duas outras descobertas na  região, o campo de Carioca, no bloco BM-S-9, e um poço no BM-S-10, ainda sem  nome. O volume estimado de reservas é resultado de estudos da empresa de geologia  HRT Solutions e do US Geological Service (USGS), órgão do governo americano,  antes da confirmação do campo de Tupi.  Entusiasta das buscas a reservas abaixo da camada de sal, o geólogo Márcio Mello,  presidente da HRT, disse recentemente à reportagem que estudos técnicos na região  indicavam existir pelo menos 20 bilhões de barris de óleo e gás.

Ainda em 2000,  o USGS já falava em volume semelhante, tendo como base estudos probabilísticos.  No ano passado, relatório da consultoria americana IHS afirmava que “as descobertas  em Santos podem mudar a percepção sobre todas as bacias brasileiras”. O texto  indicava o Brasil como o país mais atrativo para a indústria de petróleo.  A busca por petróleo abaixo da extensa camada de sal que separa a rocha geradora  do petróleo brasileiro das reservas conhecidas atualmente, menos profundas,  começou de forma tímida há cerca de três anos. Na época, a previsão de grandes  reservas era vista com desconfiança pelo mercado. A Agência Nacional do Petróleo  (ANP), porém, já levantava a possibilidade de haver uma “nova Bacia de Campos”  abaixo das reservas conhecidas atualmente. 

A primeira descoberta na região ocorreu em agosto de 2005, no bloco BM-S-10  e foi bastante comemorada pela estatal, que vislumbrou a abertura de uma nova  fronteira exploratória no País. Problemas de engenharia, porém, levaram a Petrobras  a redirecionar os esforços para os outros dois blocos na região. No início de  2006, a empresa anunciou o sucesso do primeiro poço de Tupi, que se tornou,  assim, o centro das atenções.  Desde então, três outros poços foram perfurados no local. Todos atingiram reservatórios  de petróleo e gás, com índice de sucesso pouco comum.

No fim de agosto, o Grupo  Estado divulgou reportagem indicando que o anúncio de grandes volumes de petróleo  em Tupi estava próximo. Na ocasião, o gerente de estratégia e portfólio de exploração  e produção da Petrobras, Eduardo Molinar, afirmara a analistas do banco Credit  Suisse que os resultados eram animadores.  No início de setembro, a britânica BG confirmou a descoberta do campo de Carioca,  que deve ampliar o potencial produtor da região. Os dois projetos são próximos,  o que facilita os investimentos na infra-estrutura de transporte da produção.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas