sexta-feira, 19 de abril, 2024
28.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Responsabilidade

- Publicidade -
Itamar Ciríaco – [email protected]
Uma das primeiras lições que aprendi, ensinada pelo meu pai, Itamar Ciríaco, oficial da Marinha do Brasil, ex-combatente, que nos deixou há muitos anos, foi que devemos ser sempre responsáveis pelas escolhas que fazemos. A escolha feita pelos clubes, federações, entre outros, foi pela retomada do futebol, apesar da pandemia. Protocolos foram criados, inúmeros debates realizados e uma intensa movimentação em defesa da atividade fizeram com que as autoridades fossem sensibilizadas. Enfim, o futebol está de volta, mas, como diria meu pai se vivo fosse: “assuma a responsabilidade”. Os clubes e entidades precisam fazer isso com esmero. Testes errados, demora nos resultados, jogos sem resultados de testagem, etc. Assistimos, no último fim de semana, um circo de horrores que não pode se repetir, sob o risco de um retrocesso nos processos de reabertura.
Responsabilidade 1
A demora na divulgação do resultado de testes, que são supervisionados pelo hospital Albert Einstein, fez com que atletas das Séries A, B e C  colocassem colegas de profissão métodos que fazem o entorno do futebol em risco. Além disso, as equipes que enfrentaram viagens de avião deixaram pessoas expostas nos aeroportos e em outros locais. Isso não pode acontecer. O zagueiro Breno Calixto, do Treze (PB), que enfrentaria o Imperatriz, pela Série C, foi o porta-voz de todo o descontentamento: “Teve a semana inteira pra fazer os testes e no mínimo chegar os resultados na quarta ou quinta”, escreveu ele no Twitter. “Você faz todo o protocolo, se tranca num hotel perde o Dia dos Pais e no final não tem jogo. E o pior, já pensou se nós jogamos contra os caras com 12 positivos? A merda que ia ser? Todo mundo infectado, e nossas famílias depois? Tnc [tomar no c*] Que desorganização no nosso país, é na política, é no futebol, é em todo lugar mesmo”, escreveu em sua rede social.
Responsabilidade 2
Os resultados positivos de covid-19, no futebol, também mostra que a doença atinge em cheio as classes sociais menos protegidas. Os jogadores de clubes menores estão sendo muito mais contaminados. Nesses clubes não há condição financeira para isolar atletas. Esses precisam retornar para casa onde, na maioria das vezes, outras pessoas precisam também estar nas ruas para ajudar no sustento da família. Todos, ou a grande maioria, precisam utilizar os transportes públicos e pesquisas apontam que, nestes locais, a disseminação do vírus é grande. É a realidade social se impondo também no futebol.
Reestreia 
O ABC reestreia no Campeonato Potiguar hoje contra o Santa Cruz. É um recomeço complicado, pois o Tricolor pode ser um adversário difícil. O Alvinegro, que encara dificuldades financeiras, montou seu time com base na coletividade e, nada pior para o entrosamento, do que uma parada longa nas atividades. A luta de Francisco Diá é para retomar a “pegada” do time, a verticalidade e intensidade. Além disso, o ABC espera pela volta de Wallyson, que se recupera de cirurgia.
Games 
Pesquisa BGS/ Datafolha ouviu cerca de 2.500 pessoas de 145 municípios de todas as regiões do país e revela que quatro entre cada dez brasileiros jogam videogame, 53% são homens e 47% são mulheres, com idade média de 30 anos. Levantamento ainda traçou o perfil demográfico e as preferências dos gamers. A região Nordeste ocupa a segunda colocação no país, com 28% dos gamers. A liderança está com a região Sudeste, com 44% dos jogadores.
Corrida de rua
Para a surpresa de muitos, uma recente pesquisa mostrou que o número dos corredores de rua aumentou durante a pandemia do Coronavírus. A agência Edelman Intelligence fez uma pesquisa com 14 mil corredores de 12 países, incluindo o Brasil  que apontou que mais de um terço das pessoas entrevistadas (36%) estão mais ativos agora do que antes do início da pandemia, mesmo com as medidas adotadas pelo mundo para a contenção da doença. 
Liga x Covid
A Uefa comunicou nesta segunda-feira que o seu presidente, Aleksander Ceferin, realizará teste para o coronavírus com o intuito de participar da cerimônia de entrega da premiação, com medalhas e troféu, da Liga dos Campeões da Europa aos vencedores do torneio. O teste também será realizado por Ceferin às vésperas das decisões das duas outras competições de clubes do continente, confirmou a Uefa, em procedimento que será repetido por Theodore Theodoridis, o secretário-geral da entidade. A final da Liga dos Campeões será em Lisboa, Portugal, em 23 de agosto, dois dias após o encerramento da Liga Europa em Colônia, na Alemanha. A decisão da Liga dos Campeões Feminina vai ser em 30 de agosto em Bilbao, na Espanha. 
NBA 
O Toronto Raptors assegurou, na rodada de domingo da NBA, o segundo lugar da Conferência Leste na temporada regular ao derrotar o Memphis Grizzlies por 108 a 99. Além disso, o resultado da partida, na “bolha” montada dentro do complexo Wide World of Sports, pertencente à Disney, na Flórida, garantiu a disputa de uma repescagem pelo oitavo posto do Oeste nos playoffs. Também pela rodada de domingo, o Portland Trail Blazers derrotou o Philadelphia 76ers por 124 a 121 com 51 pontos e sete assistências de Damian Lillard. Foi uma redenção para ele, que no dia anterior havia errado dois tiros livres a 18s6 do fim e um arremesso de três com 9s5 restantes na derrota por 122 a 117 para o Los Angeles Clippers. O resultado deixa o Portland na cola do Memphis, em nono lugar no Oeste.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas

Negação