Resquícios de ontem

Publicação: 2020-07-10 00:00:00
A+ A-
Alex Medeiros
alexmedeiros1959@gmail.com 

Compartilho mais uma vez com os leitores mais uns rabiscos resgatados num velho caderno Tilibra e numa pasta com folhas amareladas e datilografadas. Versos praticados entre os anos de 1977 e 1979, dos dezoito aos vinte anos e vivendo diariamente na rota Candelária-Centro com paradas obrigatórias na UFRN, Ribeira e Praia dos Artistas. No Centro, dava expediente no balcão da Farmácia Bom Preço, na esquina da Rua João Pessoa com Princesa Isabel. 

LUA
A Lua 
na Rua 
é vista 
por olhos 
de uma 
criança 
amarela.

ONDA
Tão linda
elevada
de espuma
coroada
alheia
passeia
chegando
de leve
não sabe
que em breve
morrerá
na areia

PREÇO DA PRECE
Pai nosso
que estás
por onde
codificada seja
a nossa fome
vai de nós
este pleito
que é feito
de outras vontades
assim na terra
como nas outras
O pão nosso
pra oito dias
nos dai oito 
serenai 
as nossas doenças
assim como nós
serenamos
mesmo morrendo
nas filas
não nos deixei
cair em facção
e livrai-nos do pau
também

ATENTADO
Minha poesia é um susto
Rabiscada a todo custo
com Coca-Cola e cauim
é um atropelo no verso
é o concretismo ao avesso
e um futurismo chinfrim
é como se a gente ouvisse
o super-homem do Nietzsche 
num conto de Pasolini
e o lumpesomem do Graco
tocando a canção do sapo
na barbicha de Lenine.

NADA A VER
Cai avalanche na vala
embora não valha o lanche
mais vale a lança à navalha
lançada valendo o lance
e vai na vala a valise
e vem navalha na vela
não vá levar na velhice
o aval que valha de vera
e vela o vate a avalanche
num lance verde do vale
Verlaine veste a nuance
nouvelle vogue nom vague

Reabertura
Um balanço ainda superficial feito por dois empresários do setor de bares e restaurantes sugere que ontem cerca de uma centena de casas reabriram as portas em Natal seguindo a orientação do decreto publicado pela prefeitura.

Dinheiro
Há pontas soltas na colcha de valores utilizados pelo governo na aquisição dos insumos para o combate ao coronavírus. Só existirá transparência real se cada ponta for devidamente ligada ao tecido oficial das fontes de recursos.

Abuso
O desembargador Claudio Santos denunciou nas redes sociais o descaso do Sams Club com deficientes físicos e mentais e com dependentes de acompanhantes, proibindo-os de entrar na companhia de seus familiares.

Acabou
O termo “Lava Jato” não causa mais espécie. Na terça-feira, uma ação penal decorrente do escândalo da Petrobras estava em julgamento no STF, com sessão transmitida pela internet. A notícia não teve destaque na imprensa.

Lava Jato
O texto inteiro da nota anterior foi publicado no site da revista Época na coluna da jornalista Carolina Brígido. Ela relata os áureos tempos da cavalaria de Curitiba e os dias de agora, onde a operação vai acabando, perdendo a graça.

O gênio
“Eu tenho que ir quando eu quiser. É sem graça ficar prolongando a vida artificialmente. Já fiz o que tinha que fazer. É hora de partir elegantemente”. Aspas de Albert Einstein ao rejeitar uma cirurgia que poderia salvá-lo.

Poetas daqui
Escrevi o poema decassílabo “Poetas do Solo Natalinho” (musicado por Babal) em 1981, onde destaco qualidades poéticas e posturas dos artistas das gerações de 60-70-80, principalmente os meus contemporâneos daquele ano.

Escrachado
Lembro do velho poema para citar um episódio que requer registro. O carioca Eduardo Kac publicou seu livro “Escracho” em 1983, obra que está no MoMa de Nova York. Na mesma época João Barra publicou aqui seu “Escrachado”.

Flu x Fla
Sempre acusado de beneficiar-se do jogo jurídico, o Fluminense ganhou do rival no tribunal, no gramado, nos pênaltis e no YouTube, gerando a maior live da história da plataforma. E curou o Mengo da Covid: já sente cheiro de novo.

Jesus
Ao dizer que o Fluminense jogou “pra não perder”, pareceu piada pronta do técnico português, posto que todo time joga pra não perder. A questão é que o Flu se deu bem e cabe a Jorge Jesus recuperar o favoritismo para a decisão.

Copa da UEFA 
A entidade máxima do futebol europeu divulgou os jogos da próxima fase do segundo maior torneio de clubes do continente. E ficou assim: Barcelona x Nápoli, Manchester City x Real Madrid, Juventus x Lyon, Bayern x Chelsea.