sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Ressurge o risco de tsunami

- Publicidade -
Alex Medeiros 
Após alguns dias de aparente repouso ou redução de volume, a erupção do vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, explodiu com mais força e um caudaloso rio de lava emergiu violentamente e desceu rápido na direção do mar, formando um enorme delta de meio quilômetro de largura dentro do Oceano Atlântico desde ontem mudou de cor em consequência dos efeitos da reação do material vulcânico com a água. Foi decreta situação de catástrofe na ilha.
Os cientistas que acompanham o fenômeno afirmam que as Canárias sofrem uma tragédia ambiental e também social, já que residências, estabelecimentos comerciais e plantações foram devastadas pela lava, pelas cinzas e pelos terremotos que continuam sacudindo o local. Se a teoria de um megatsunami já foi desmentida, isso não significa que um tsunami localizado atinja o arquipélago e algumas áreas continentais mais próximas, diz um estudo.
Profissionais do Instituto Geológico e Mineiro da Espanha disseram à imprensa espanhola que na história das ilhas já ocorreram ao menos quatro tsunamis causados por eventos sísmicos, dois no século 18 e outros em 1941 e 1969.
As análises levam em consideração que um processo geológico com uma cascata de eventos vulcânicos como agora já ocorreu outras vezes e gerou ondas gigantes que atingiram de forma violenta quase todo o arquipélago.
Esses acontecimentos de grande impacto sempre seguem uma sequência no tempo e levam o fenômeno a se reproduzir em cascata, um gerando outro e assim sucessivamente. E as condições geológicas para isso existem agora.
Os cientistas que monitoram o vulcão dizem que as condições já estão reunidas, mas não quer dizer necessariamente que aconteça em um curto espaço de tempo. No entanto, isso faz parte do destino das Ilhas Canárias. 
Eles verificaram essa teoria com estudos de simulações do que aconteceria se o processo surgisse a partir do colapso do vulcão Teide. Isso levaria a um deslizamento e à formação de um vale, podendo provocar um novo tsunami.
Apesar de destacarem que atualmente a câmara do vulcão ainda está numa fase de desenvolvimento e de crescimento, o estágio já demonstra que pode haver um colapso em forma de caldeira. As imagens de ontem assustam.
Em relação às ocorrências pregressas, há registros de moradores do arquipélago à época narrando que o mar baixou de nível durante quase dez minutos, a maré deu um repuxo e pouco tempo depois a onda atingiu a costa.
Diante de um possível tsunami, os estudiosos acham que uma opção é deixar tudo como está, sob o risco de que um dia algo aconteça e as pessoas percam tudo. Já uma outra alternativa é aprovar um plano de recuperação e resiliência.
E alertam as autoridades governamentais que é preciso garantir existência de recursos para o caso de uma catástrofe, porque as pessoas que sofrem perdas materiais têm urgência em se recuperar. E mais urgente ainda é salvar vidas.
Desconto
Servidores estão denunciando o SINTE de tentar convencer o governo a descontar 20% nos contracheques de professores, destinados a custos dos advogados do sindicato relativos aos salários atrasados de 2018 já recebidos.
Suspeitas
Há parlamentares denunciando que o Banco do Nordeste mantém uma parceria com o Instituto Nordeste Cidadania, ligado ao PT, com um contrato no valor de R$ 583 milhões em dois grandes programas de microcrédito urbano.
Invasões
Enquanto ativistas de extrema esquerda (como Jones Leonel) e de extrema-direita (como Zé Trovão) pregam a invasão do Supremo Tribunal Federal, aqui em Natal um tribunal de função auxiliar invade um estacionamento privado.
Propaganda
A sessão de ontem da CPI do circo teve, enfim, uma positiva finalidade para tantas horas de espetáculo. A loja Havan fez a maior ação de marketing da história, em centenas de rádios, dezenas de TVs e milhares de mídias digitais.
Emboscada
Achem todos os pecados no dono da Havan, Luciano Hang, mas tem que reconhecer seu instinto de oportunidade e tino para o negócio. Meteu na CPI um marketing de emboscada, lembrando a guerra de cerveja na Copa 1994.
Piada
O presidente da CPI, Omar Aziz, fez a intervenção mais surreal possível, ao criticar o velho da Haavan. Bradou sobre dignidade no ambiente menos adequado para isso e sem pensar nos antecedentes criminais dos parentes.
Expurgos
Do ministro das Comunicações Fabio Faria em sua conta do Twitter: “Ser empresário, gerar milhares de empregos, pagar impostos, acreditar no País e ser de direita virou crime no Brasil?”. Faltou acrescentar ser hétero e cristão.
Carnaval
Todos os camarotes da Marquês de Sapucaí para o desfile das escolas de samba do ano vindouro. Os ingressos individuais para o carnaval começam a ser vendidos em 14 de outubro pela liga das escolas do Rio. 60 mil lugares.
Ressentimento
O baixista potiguar Junior Groovador gerou um tsunami de comentários no canal “Cortes do Colisão”, no YouTube, ao contar que em 2015 foi destratado por Fagner em Natal e desde então não escuta seus discos, todos juntados pelo pai que é um fã assumido do compositor. Há 74 mil visualizações.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas