segunda-feira, 29 de abril, 2024
26.1 C
Natal
segunda-feira, 29 de abril, 2024

Restos de D. Pedro I e de suas mulheres são exumados

- Publicidade -

São Paulo 18 (AE) – Cientistas brasileiros exumaram os restos mortais de D. Pedro I e suas mulheres, as imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia. Foi a primeira vez, em quase 180 anos, que os corpos foram exumados para estudos.

A exumação fez parte do trabalho de mestrado da arqueóloga e historiadora Valdirene do Carmo Ambiel, que defendeu ontem sua dissertação no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP).

Os exames – realizados em sigilo entre fevereiro e setembro de 2012 pela historiadora e arqueóloga, com o apoio da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – revelam fatos até então desconhecidos da família imperial brasileira e compõem um retrato jamais visto dos personagens históricos, cujos corpos estão no Parque da Independência, zona sul, desde 1972.

Agora se sabe que o imperador tinha quatro costelas fraturadas do lado esquerdo, o que praticamente inutilizou um de seus pulmões – fato que pode ter agravado a tuberculose que o matou, aos 36 anos, em 1834. Os ferimentos constatados foram resultado de dois acidentes a cavalo (queda e quebra de carruagem), em 1823 e 1829, ambos no Rio.

No caixão de Dom Pedro, nova surpresa: não havia nenhuma comenda ou insígnia brasileira entre as cinco medalhas encontradas. O primeiro imperador do Brasil foi enterrado como general português, vestido com botas de cavalaria, medalha que reproduzia a constituição de Portugal e galões com formato da coroa do país ibérico. A única referência ao período em que governou o Brasil está na tampa de chumbo de um de seus três caixões: a gravação Primeiro Imperador do Brasil, ao lado de Rei de Portugal e Algarves.

No caso da segunda mulher de Dom Pedro I, Dona Amélia de Leuchtenberg, a descoberta mais surpreendente foi que a imperatriz está mumificada, fato que até hoje era desconhecido em sua biografia.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas