sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Resultado do Enem está liberado

- Publicidade -

Os alunos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2017 já podem verificar as suas notas e o seu desempenho na prova que dá acesso às universidades públicas e privadas de todo o Brasil. Os dados consolidados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que as notas médias apresentaram uma queda nas áreas de Ciências Humanas e Linguagens e subiram em Matemática e Ciências da Natureza. Um desempenho que, pelo quarto ano consecutivo apresentou uma queda, foi o de redações com nota máxima (1000). Das 4.725.330 redações corrigidas, 309.157 tiveram nota zero e apenas 53 registraram nota 1.000. Na edição anterior, foram 291.806 notas zero e 77 notas mil entre 6.034.672 redações corrigidas. A queda foi de 25,35%. Em 2014, o número de notas 1000 foi de quase cinco vezes mais: 253.

Resultado das provas foram liberados por volta das 12h de ontem e estão disponíveis no site do Inep, para consulta individual

Resultado das provas foram liberados por volta das 12h de ontem e
estão disponíveis no site do Inep, para consulta individual

#SAIBAMAIS#Os resultados da prova foram liberados pouco antes das 12h no site do Inep e só podem ser consultados individualmente. Os candidatos devem acessar a Página do Participante e fazer login por meio do CPF e senha anteriormente cadastrada. “Recomendo calma, cautela e controle da ansiedade. Sei que é um momento importante para milhões de jovens de todo o Brasil, mas é preciso ter a clareza de que o exame é seguro, as notas estarão disponíveis e cada um terá a oportunidade de acessar justamente a informação relativa à sua nota”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Pela primeira vez, de acordo com o Inep, a divulgação das notas considerou a proficiência média geral e a proficiência média dos concluintes, além das proficiências médias dos treineiros, dos egressos e das pessoas privadas de liberdade. A previsão do instituto é que o resultado dos treineiros seja divulgado em 60 dias, ou seja, no dia 19 de março, assim como as vistas pedagógicas dos espelhos da redação. O Enem 2017 foi aplicado pelo Inep em 5 e 12 de novembro.

Repercussões
A tendência, na opinião do reitor do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), Daladier Pessoa Cunha Lima, é de valorização cada vez maior do Enem pelas instituições de ensino superior. “O Enem é um processo muito importante para os estudantes que estão saindo do Ensino Médio e também para pessoas que sonham em ingressar no ensino superior. O UNI-RN abre as portas para todos. Nós fazemos vestibular, mas atualmente, a maioria, cerca de 60% dos alunos que ingressam no UNI, o fazem com a nota do Enem”, afirma o professor Daladier Pessoa Cunha Lima. 

A instituição oferece 15 cursos de graduação – Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física Licenciatura e Bacharelado, Engenharia Civil, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Redes de computadores, Serviço Social, Sistema de Informação e Gestão Comercial. O reitor explica que, entre os que apresentam a nota do Enem, os melhores, que têm as maiores notas concorrem a bolsas, que podem ir até 70% de desconto em qualquer curso de graduação.

“Nós valorizamos muito a nota de redação do aluno para todos os cursos, e estabelecemos critérios para que possamos receber os que são mais bem preparados”, afirma o reitor. Há quatro anos, o UNI-RN recebe alunos a partir da nota do Enem. “A cada ano, o Enem tem melhorado, as provas são bem elaboradas, tanto em conteúdo, quanto abordagem”, considera. 

Para o professor e diretor do  Over Colégio e Cursos, Carlos André, a média das notas da  redação nacionalmente subiu um pouco, em algo que ele definiu como “nada fora do normal”. Porém, ele disse que o MEC melhorou as correções das redações, mas que há uma propaganda por trás para que as notas máximas venham apresentando queda nos últimos anos.

“Eu posso afirmar sem sobra de dúvidas, que ano após ano, a correção tem melhorado. Porém é inevitável você garantir que todo mundo recebeu a nota que realmente merecia. Ao mesmo tempo que o pessoal do governo trabalha para melhorar a qualidade da correção, na minha opinião eles fazem um “marketinzinho” de reduzir a quantidade das notas 1000 para falarem que  a prova está mais rigorosa. Então, alguns alunos que mereciam tirar 1000 acabam tirando 980, 960, só para fazer esse efeito propaganda”, opinou.

O Enem de 2017 apresentou pelo menos duas mudanças que inevitavelmente mexeram com a preparação e podem ter influenciado no desempenho dos candidatos. Uma delas foi o fato de que o exame passou a ser em dois domingos e não mais em um fim de semana, o que gerava inúmeras reclamações dos candidatos em virtude do desgaste mental.

A outra foi que as áreas tidas como Humanas e Exatas acabaram ficando concentradas no mesmo dia, o que ainda sim gerou contestações dos candidatos. Isso se refletiu justamente nas áreas de Natureza e Matemática, que apresentaram aumento nas notas. Mesmo com essa “incoerência”, o professor Carlos André explica que “o fato das provas terem sido mais difíceis e os alunos terem mais dificuldade com o tempo no segundo dia, fez com que cada questão valesse mais, fazendo com que a TRI [Teoria de Resposta ao Item] valesse mais”.

O professor disse ainda que a preparação dos alunos para o exame mais importante do ano está se tornando cada vez melhor e que isso vai se refletindo, inclusive, no nível da prova com o passar dos anos.

“Nessa nova combinação, o segundo dia é muito pesado para a maioria dos alunos. Muitos alunos não gostam das matérias de exatas, e colocar todas as matérias num único dia, realmente fica mais difícil para eles. Não existe vaga para todos os alunos de universidades gratuitas no país. Então a prova é feita para excluir pessoas. Infelizmente a realidade é essa. A medida que o aluno vai evoluindo, vai estudando melhor, é obrigatório que a prova vai ficando mais difícil”, comenta.

Desempenho
Confira os resultados por área de conhecimento:

Linguagens, códigos e suas tecnologias
Proficiência Mínima    299,6
Proficiência Máxima     788,8
Proficiência Média Geral    510,2
Proficiência Média             Concluintes    506,5
Proficiência Média Egressos     513,84
Proficiência Média Treineiros    516,86
Proficiência Média Participantes     Privados de Liberdade    427,4

Redação*
Redações Nota Zero    309.157
Redações Nota Mil    53
Proficiência Média Geral    558,0
Proficiência Média Concluintes    560,6
Proficiência Média Egressos    556,9
Proficiência Média Treineiros    570,6
Proficiência Média Participantes     Privados de Liberdade    423,0

*Apenas 6,5% das redações receberam nota zero. Os motivos foram: fuga ao tema (5,01%), prova em branco (0,80%), texto insuficiente (0,33%), parte desconectada (0,17%), não atendimento ao tipo textual (0,11%), cópia do texto motivador (0,09%) e outros motivos (0,03%)

Ciências Humanas e suas tecnologias
Proficiência Mínima    307,7
Proficiência Máxima    868,3
Proficiência Média Geral    519,3
Proficiência Média Concluintes     517,4
Proficiência Média Egressos    522,24
Proficiência Média Treineiros    526,68
Proficiência Média Participantes Privados de Liberdade     433,7

Matemática e suas tecnologias
Proficiência Mínima    310,4
Proficiência Máxima    993,9
Proficiência Média Geral     518,5
Proficiência Média Concluintes     522,3
Proficiência Média Egressos    516,62
Proficiência Média Treineiros     538,77
Proficiência Média Participantes Privados de Liberdade     447,4

Ciências da Natureza e suas tecnologias
Proficiência Mínima    298,0
Proficiência Máxima    885,6
Proficiência Média Geral   510,6
Proficiência Média Concluintes   508,4
Proficiência Média Egressos    512,48
Proficiência Média Treineiros     519,36
Proficiência Média Participantes Privados de Liberdade    436,9

Fonte: Inep

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas