Informe Publicitário
Retomada das aulas presenciais marca 2º semestre na Escola da AL
Publicado: 00:00:00 - 09/09/2021 Atualizado: 22:14:07 - 08/09/2021
após um ano e meio funcionando remotamente, com seus cursos acontecendo na modalidade online, em virtude da pandemia do novo coronavírus, a Escola da Assembleia Legislativa do RN retomou, no dia 19 de agosto, as atividades acadêmicas presenciais.

ALRN
Retomada das aulas presenciais marca 2º semestre na Escola da AL

Retomada das aulas presenciais marca 2º semestre na Escola da AL


O primeiro curso ofertado presencialmente, seguindo todos os protocolos de higiene e segurança, foi o de “Atendimento de Excelência no Setor Público”, ministrado pela professora Katarina Alcântara. A disciplina abordou conceitos e técnicas que propiciam o acolhimento e a receptividade característicos da prestação de um serviço de excelência, tendo sido realizado exclusivamente para os servidores da Casa Legislativa.

Para que o retorno fosse possível de forma responsável, a Escola realizou um treinamento específico com sua equipe de limpeza, aumentando a intensidade e frequência da higienização e atendendo a todos os protocolos de segurança, tais como: redução do tamanho das turmas; demarcação dos espaços físicos, buscando garantir o distanciamento de um metro entre os alunos; aferimento de temperatura; álcool em gel 70% disponível em todas as dependências; e oferta e fiscalização do uso de máscaras.

“Foi um momento de muita alegria quando reabrimos a Escola. Sem os alunos, uma casa de educação perde seu brilho. Há muito tempo estávamos preparados e, em agosto, finalmente, pudemos receber os servidores aqui, presencialmente’, comemorou o diretor João Maria de Lima.

Para este segundo semestre, além de cursos rápidos e de capacitação, a grade contará com duas novas pós-graduações lato sensu. Serão três turmas de Especialização: duas de “Gestão e Segurança Pública” e uma de “Direito, Tecnologia e Inovação”, a qual será realizada em parceria com a Justiça Federal. 
Com relação aos cursos de capacitação, alguns são exclusivos para servidores da Assembleia Legislativa, mas há também uma ampla oferta para a comunidade em geral.

Dentre os cursos específicos para quem trabalha na Casa, estão: Planejamento Estratégico e Gestão da Estratégia para Organização Pública (online); Atendimento de Excelência no Setor Público; Formulação e Gestão de Indicadores de Desempenho; Gestão de Riscos em Processos de Trabalho; Curso Básico de Licitação e Redação Oficial.

Quanto aos cursos abertos à comunidade, houve uma ampla programação no mês de agosto: Soluções para Realização de Eventos Durante a Pandemia; A Arte de Argumentar: Entre a Razão e a Emoção”; e o Curso Básico de Licitação, que aconteceu em Santa Cruz, Cruzeta e Campo Grande.

A Escola da Assembleia Legislativa também ofertou, em 24 de agosto, o “Curso Preparatório para Mestrado”, na modalidade presencial, em duas turmas; e ainda “Gestão do Tempo e Produtividade”, nos dias 23 e 24, bem como “Marketing Pessoal e Profissional”, no dia 2 do mês seguinte. Para setembro, ainda serão ministrados os cursos “O Poder da Comunicação na Prática” e “Desenvolvimento de Líderes”, nos dias 15 e 16.

O curso de Redação Oficial, um dos mais procurados da instituição, ainda será ministrado nas cidades de Santana do Matos, Barcelona, Currais Novos, bem como na sede, para os servidores da Casa. A grade de cursos inclui ainda: Empreendedorismo, A Comunicação Interpessoal no Mundo Digital e Formação Continuada em Tecnologias Educacionais. Para ter acesso ao calendário e realizar inscrições, o cidadão pode acessar o site http://www.al.rn.leg.br/ ou baixar o aplicativo “Escola da Assembleia”.

ALRN


Repositório dá visibilidade aos TCCs
Elaborado pela equipe da biblioteca da Escola da Assembleia Legislativa, o repositório é um sistema de consulta aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) realizados pelos alunos da instituição nas turmas de Pós-graduação strictu e latu sensu.

O conteúdo das obras do repositório estão protegidas pela Lei 9610/98, referente aos direitos autorais. Isso significa que, para citar os trabalhos constantes no repositório, deverão ser utilizadas as normas da ABNT nº 10520 (Citações em documento) e nº 6023 (Referências).

Para acessar o referido sistema, basta o usuário entrar no site http://www.al.rn.leg.br/, clicar na parte da Escola da Assembleia e, então, na aba “Repositório”. A partir daí, é possível pesquisar pelo nome do autor, título do trabalho, orientador, co-orientador, curso, ano ou palavra-chave.

“O repositório é fundamental não só para dar visibilidade aos TCCs dos nossos alunos, mas também para facilitar a pesquisa daqueles que queiram enveredar pela educação legislativa ou pela gestão pública. Desse modo, eles poderão, a partir de qualquer lugar do Brasil e do mundo, consultar e divulgar os trabalhos que são feitos e orientados pela equipe da nossa Escola”, destacou o professor e diretor da instituição, João Maria de Lima.

Ainda segundo o professor João Maria, “essa é uma grande contribuição acadêmica que o Parlamento Potiguar dá à Educação e à qualificação profissional do nosso Estado”.

ALRN









Leia também