sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Retomada está sem data definida

- Publicidade -
O futebol potiguar está liberado  para recomeçar as atividades. Com isso, a Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF já deve marcar a rodada do Campeonato Potiguar para o próximo dia 7. A liberação foi confirmada pelo Decreto Nº 30.458, publicado em edição extra do Diário Oficial, nesta quinta-feira (1).
Antes de colocar a bola para rolar novamente, José Vanildo disse que tem de observar os compromissos extras de ABC e do América
De acordo com o Decreto, os  eventos  esportivos  de  futebol  profissional,  previstos  em  agenda  de campeonatos  oficiais,  poderão  ocorrer  desde  que  observada  a  proibição  de  público  nos locais de treinamentos e partidas, bem como a realização de testes em todos os participantes na véspera de cada disputa.
As academias também foram liberadas. O horário de funcionamento passa a ser  das 6h às 20h, com capacidade 50%  limitada ou  uma pessoa para cada 6,25m², o que for menor, além da exigência de adoção dos protocolos geral  e setorial específico.
Com relação ao futebol, a nova medida foi vista de forma muito positiva, mas a data para o reinício da disputa da Copa Cidade do Natal, equivalente ao primeiro turno do Campeonato Potiguar, ainda não está definida. O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo disse que pretende conversar com os representantes de todos os integrantes da divisão de elite no RN, para definir a nova tabela.
“Foi  muito bom ter os anseios atendidos pelo governo, agora pretendo conversar com os dirigentes dos nossos filiados para chegar a um denominador comum em relação a melhor data para retomada das partidas. Temos de levar em consideração que o ABC joga neste sábado e na próxima quarta-feira pela Copa do Nordeste e, que no dia 14, ele e o América estarão com a data ocupada para jogos pela Copa do Brasil. Então temos de sentar para tomar essas definições”, afirmou José Vanildo.
O presidente da FNF disse ainda que não pode retomar os confrontos de imediato pelo fato de boa parte dos clubes terem liberado o grupo para passar o feriado da Semana Santa em casa.
“Nós estávamos confiantes que a liberação do futebol seria contemplada no novo decreto governamental, mas existia ainda um certo nível de expectativa. Então alguns clubes resolveram dar folga ao elenco neste feriadão”, ressaltou.
Alguns dos filiados, que num primeiro momento decidiram liberar o elenco, após anunciada a proibição do Campeonato Potiguar e dos treinos, como foi feito em março do ano passado, também foram prejudicadas nos treinamentos e essa questão também deverá ser levada em conta no momento das definições das novas datas.
“Não é simplesmente definir uma data e colocar a bola para rolar. Todos os clubes tiveram as suas peculiaridades nesse período de incertezas, logo iremos conversar com cada representante nosso para chegar num denominador comum. O certo é que o espaço de tempo foi encurtado vai exigir uma tabela mais apertada”, destacou o dirigente.
Punido
 A Primeira Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva do RN resolveu punir o Palmeira do Agreste, por unanimidade de votos, com a perda nove pontos na Copa Cidade do Natal, além de uma multa de 300 reais, pela escalação do volante Eduardo, de 15 anos, em três partidas do Estadual.
Frente a punição, o clube que conquistou apenas quatro pontos, vai aparecer na tabela de classificação com menos cinco pontos, mas o clube ainda pode apresentar recursos para ser apreciado na turma do pleno do TJD.
Ao formar unanimidade de votos, os auditores entenderam que o Palmeira infringiu o Regulamento Geral das Competições da FNF que proíbe a participação de atletas menores de 16 anos em competições oficiais.
Esse fato não é novidade na disputa do Campeonato Estadual, já em 2019, o Potiguar também acabou  punido pelo tribuna esportivo, apenas por ter relacionado e fazer constar em súmula o atleta de suas bases Sávio Abreu, na época também com 15 anos. Por ironia do destino o fato ocorreu justamente numa partida diante do Palmeira, que agora voltou a infringir no erro. Na época a diretoria do clube mossoroense recorreu, mas a punição foi mantida na esfera superior.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas