sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Retrato

- Publicidade -
Rosalie Arruda

Um Rx dos servidores da Assembleia Legislativa do RN foi revelado com a aprovação, pelos deputados, do Planejamento Estratégico de Gestão de Pessoas. O parlamento estadual possui 1.973  colaboradores  ativos  (servidores,  gestores  e  parlamentares), sendo  837 em  atividades  administrativas e o restante nos gabinetes dos parlamentares. Do total, 12,6% encontra-se na fase de pré-aposentadoria.

Qualificação do servidor
A maioria dos servidores,  77% do quadro de pessoal, é formada por cargos de recrutamento amplo, onde apenas 53% possui nível superior completo. O quadro de estatutários representa 23% do total de servidores com 76% destes possuindo nível superior completo ou acima.
    
14° salário
Os vereadores de Natal aprovaram um projeto de autoria do Poder Executivo, que trata do rateio das sobras dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Na prática, os recursos serão utilizados para garantir o pagamento do 14° salário aos educadores e profissionais do magistério que recebem pelo FUNDEB.

Emendas para educação
Na semana em que se comemorou os 12 anos da criação dos Institutos Federais, a senadora Zenaide Maia (Pros) deu uma boa notícia para a educação profissional do Estado: R$ 11 milhões em emendas parlamentares para todos os campi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Seleção IFRN
O Comitê de Ensino do IFRN decidiu adotar o sistema de análise do histórico escolar dos estudantes como critério de seleção aos cursos técnicos, em virtude da pandemia de Covid-19. Com isso, os editais serão republicados até o dia 11 de janeiro. Para informações consulte o site processoseletivo.ifrn.edu.br.

Listas Tríplices
Os ministros do STF deverão decidir em fevereiro se Bolsonaro é, ou não, obrigado a observar os nomes mais votados nas listas tríplices enviadas pelas universidades federais. O caso está em julgamento em plenário virtual sob relatoria do ministro Fachin.

Avanço

A Escola Lápis de Cor/MOV está usando da termometria cutânea por infravermelho aliada à inteligência artificial. A tecnologia permite uma detecção precoce de pessoas possivelmente doentes de Covid-19, por exemplo, diminuindo a chance de transmissibilidade e orientando-as a procurar avaliação médica.

O produto foi desenvolvido pela empresa potiguar VOID3D e conta com o suporte do ortopedista Michel Araújo, especialista em Termologia Médica.

CPF registro único
A Câmara Federal aprovou na forma de substitutivo o projeto de lei que estabelece o número do CPF como único número do registro geral (RG) em todo o país.  O assunto entrou agora na esfera do senado.

Ampliando a rede
O Sistema Hapvida inicia em Pernambuco a construção de dois novos hospitais na rede própria de atendimento. O alvará para construção foi dado pelo prefeito do Recife ao vice-presidente Comercial e de Relacionamento do Sistema Hapvida, Candido Pinheiro Junior.

Equilibrista
Com um olho no peixe e outro no gato, o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato à presidência da Câmara, também defendeu a ex-presidente Dilma das ofensas emitidas pelo presidente Bolsonaro.  O emedebista quer o apoio de parlamentares da esquerda.

Flexibilidade
Os governadores do Nordeste querem estender o período de calamidade pública no país. Com isso, há uma maior flexibilidade para romper o teto e seguir com programas como o auxílio emergencial. O presidente Bolsonaro já finalizou com a possibilidade de extrapolar o teto de gastos por uma causa maior.
Será que Guedes ouviu?

Sem Barreiras
Pessoas com coronavírus ainda estão entrando em aviões pra lá e pra cá. Ninguém sabe quantos.

Um pouco de poesia
Estão abertas as inscrições para Seleção Poesia Brasileira, Poesia Livre 2021. O tema é livre, assim como o gênero lírico escolhido. Serão 250 poemas classificados que resultarão no livro, Poesia Livre 2021, Antologia Poética.

Na praça
A Câmara Municipal de Jardim do Seridó vai passar por uma ampliação em suas instalações físicas. O edital com esse fim foi revogado para ser relançado em uma nova data já em 2021.     

Gravidez
O senado argentino aprovou o projeto que prevê a interrupção voluntária da gravidez até a 14 semana.

Revista o Galo…
A sexta edição da Revista “O Galo”, publicação da Fundação José Augusto (FJA), está disponibilizada em formato virtual no site http://www.cultura.rn.gov.br

…homenageia potiguares
Entre artigos e reportagens, destacam-se textos sobre os 210 anos da escritora Nísia Floresta, os centenários do editor Vingt-Un Rosado e do escritor Raimundo Soares de Brito, os 80 anos do romancista Nei Leandro de Castro e os 90 anos do historiador Lenine Pinto.
A revista homenageia ainda os 60 anos do artista visual Assis Marinho, cuja obra é destacada na matéria “Assis Marinho, o mais presente em paredes natalenses”, escrita pelo jornalista Eduardo Alexandre.

Precatórios
O juiz Bruno Lacerda determinou o bloqueio de R$1.987.912,19 das contas do município de Governador Dix-sept Rosado para pagamento de precatórios. O magistrado considerou que “o Município não conseguiu honrar o plano de pagamento por ele mesmo proposto”. A população, de pouco mais de 12 mil habitantes torna-se a principal prejudicada pela incompetência histórica dos gestores municipais.

Sétima Arte
Ainda não assistiu O Céu da Meia-Noite, novo filme de George Clooney? O astro listou 4 motivos para você não deixar de conferir o longa na Netflix.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas