Natal
Reunião da STTU programa bilhetagem eletrônica para dezembro
Publicado: 13:13:00 - 02/09/2014 Atualizado: 13:58:17 - 02/09/2014
Após mais um encontro na manhã de hoje (2), os sindicatos dos empresários de ônibus, dos permissionários e a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (STTU) chegaram a um acordo relativo à bilhetagem unificada. Com a finalização do documento ainda hoje pelo setor jurídico da STTU, o documento será remetido amanhã à consultoria que acompanha o caso e, até dois dias depois, deve chegar ao prefeito Carlos Eduardo para homologação. Com os prazos, a expectativa é que a bilhetagem unificada para ônibus e alternativos esteja funcionando, de forma efetiva, em dezembro.
Sistema que unifica a bilhetagem no sistema de transporte continua sem data para sair do papel
Pelo acordo, os ônibus e alternativos venderão as passagens para o sistema. Referente àquelas que forem vendidas pelos ônibus e usadas nos alternativos, o Seturn vai repassar 6% do valor da passagem ao Sitoparn e vice-versa.

Após homologação do prefeito Carlos Eduardo, de acordo com o assessor jurídico da STTU, Teles Márcio dos Santos, há o prazo de 20 dias para apresentação do projeto executivo, depois 30 dias para iniciar os testes e, na sequência, mais 30 para implantação definitiva em todo os ônibus e alternativos.

Ainda não há definições entre as partes se o cartão a ser usado pós implantação será o mesmo do atual. Segundo o consultor técnico do Seturn, Nilson Queiroga, "isso depende da prefeitura. Se não for preciso mudar a tecnologia atual, os cartões e dinheiro de hoje serão válidos". Teles dos Santos, representante da STTU na reunião, disse que Seturn e Sitoparn atuarão com sistemas diferentes, mas integrados, o que provavelmente não influenciaria nas passagens atuais já comercializadas.

O projeto de lei da bilhetagem foi aprovado no segundo semestre do ano passado e desde então vem se discutindo a implantação nos ônibus e alternativos da cidade. Devido à demora nos trâmites, foi instalada uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para a bilhetagem na Câmara dos Vereadores. O relatório da CEI foi aprovado ontem, com 15 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte