Notas e Comentários
Revisão
Publicado: 00:00:00 - 03/12/2021 Atualizado: 23:26:37 - 03/12/2021


A Comissão de Transportes, Legislação Participativa e Assuntos Metropolitanos da Câmara Municipal aprovou ontem, por três votos a dois, o Projeto de Lei que trata da revisão do Plano Diretor de Natal. A relatoria coube ao vereador Milklei Leite (PV), que disse ter analisado as questões referentes à mobilidade da cidade. “Nossa relatoria só diz respeito ao transporte na revisão do Plano, que é a pauta relacionada à comissão. Aprovamos [o projeto] para que todos os pontos sejam debatidos em plenário", disse ele. Presidindo a reunião, o vereador Anderson Lopes (SDD) destacou que o colegiado  cumpriu seu papel. "Tivemos essa reunião extraordinária para cumprir o cronograma previsto de tramitação da proposta. Foi um parecer técnico, de acordo com o que esperávamos e por isso nosso voto favorável", destacou.

PL
Presidente do PL no Rio Grande do Norte, o deputado federal João Maia vai reunir hoje os dirigentes estaduais do partido. Os deputados estaduais que são filiados ao PL também vão participar do encontro que deve discutir o posicionamento da sigla em relação ao governo estadual. Atualmente, os parlamentares que integram a bancada da legenda na Assembleia apoiam o governo petista de Fátima Bezerra. Hoje vão conversar sobre a possibilidade de continuar com o mesmo posicionamento político após a adesão do presidente Jair Bolsonaro e do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) ao partido ou se passam para a  oposição. 

5G
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, participou de demonstrações de projeto-piloto de conectividade 5G para o setor do agronegócio em Uberaba (MG), no triângulo mineiro. “O agronegócio brasileiro, com o 5G, vai mostrar para o mundo  que o nosso agro não desmata a Amazônia, não faz desmatamento ilegal; e que pode duplicar a nossa produção, para ajudar o mundo, sem precisar de um hectare sequer, além do que a gente já utiliza hoje", disse o ministro Fábio Faria durante a cerimônia, que foi realizada no Parque Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e contou com a atividade "5G é Agro", que contempla visitação de demonstração de experiências. Na ocasião, o ministro e demais autoridades conheceram projetos em prática, como o Sistema para Apoio no Diagnóstico de Pastagens Degradadas (Sipade).

Produção 
Faria Faria comentou que “a nova tecnologia de comunicação digital eleve o Brasil à condição de protagonista mundial na produção de alimentos, uma vez que o país já ocupa espaço de destaque na exportação de grãos, além de dispor de boas condições climáticas e de solo para o cultivo de outras culturas".

Parlamento 
A Frente Parlamentar de Turismo foi instalada ontem na Assembleia Legislativa. A iniciativa é do deputado estadual Hermano Morais (PSB) e contou com a participação de associações, entidades ligadas ao turismo e representantes dos entes públicos estadual e municipal. Hermano Morais disse que a Frente se instala em um momento “importante para a economia do estado, dentro desse contexto enfrentado pela humanidade e que ainda persiste, a situação de pandemia”. “No caso do RN, todos sabem a importância do turismo, atividade econômica geradora de emprego e renda de forma direta e indireta. Um dos setores mais atingidos pela pandemia que quase paralisou as atividades, algo que não aconteceu pela força, garra e perseverança daqueles que estão à frente deste setor tão relevante”, afirmou.

Avaliação 
O deputado estadual José Dias (PSDB) defendeu ontem que  os parlamentares tenham atenção na apreciação do projetos de iniciativa do governo que chegam ao Legislativo. Ele criticou o que classificou como “excesso” de mensagens que são enviadas em um curto intervalo de tempo. “Gostaria de chamar atenção aqui para o excesso de mensagens enviadas pelo Governo do Estado. Precisam ser bem apreciadas. Não podemos ter leviandade de votar uma pauta apenas para nos livrarmos de uma ‘batata quente’. São problemas sérios que dizem respeito ao interesse do povo”, destacou. José Dias comentou a reunião da CPI da Covid, realizada na quarta-feira (1), apontando uma fala do titular da Saúde Pública do RN, Cipriano Maia. “O secretário de Saúde disse que a governadora Fátima não havia recomendado transferir R$ 5 milhões para o Consórcio Nordeste. Essa informação é inacreditável. Pelo ponto de vista jurídico, a governadora é responsável. Mas se for verdade que ela não sabia disso, é a falência total de qualquer responsabilidade”, disse.

PM 
A governadora Fátima Bezerra participa da cerimônia de formatura do Curso de Formação de Praças da Polícia Militar. A solenidade será realizada hoje, a partir das 18h, no Centro de Convenções de Natal e vai formar 290 policiais militares, sendo 197 mulheres. Essa é a primeira promoção de policiais após a promulgação da lei da equidade de gênero, de 27 de julho de 2021. 

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte