quarta-feira, 24 de abril, 2024
25.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Revista da Academia

- Publicidade -

Pronta, a Revista da Academia Norte-Rio-Grandense, no seu número 50, será lançada depois de amanhã, quinta-feira, coisa das 17 horas, lá mesmo na sede da ANL. Taí uma boa leitura. Foi o que fiz no final da semana,  leitura antecipada pela gentileza de Manoel Onofre Jr., seu diretor, que divide o trabalho com o editor Thiago Gonzaga. Boa dupla. A revista está entre as melhores publicações literárias do Estado. E neste número merece destaque a entrevista que o pintor e poeta Dorian Gray Caldas concedeu a Thiago em 2016. Nela está contada toda a sua trajetória de artista e escritor (falecido em janeiro deste ano), revendo Natal a partir dos meados de 1948, quando aconteceu a exposição de Newton Navarro, montada na Sorveteria Cruzeiro, primeiro marco da arte moderna no Rio Grande do Norte.  Tem um trecho da entrevista que Dorian Gray fala assim:

– Nós nos encontrávamos sempre no Grande Ponto, que era o ponto de encontro de toda a geração do Rio Grande do Norte naquela época. Ficávamos conversando até altas horas da noite. Eu vinha a pé, nem carro tinha aquela época, vinha a pé de lá pra casa, porque eu moro aqui há muito tempo, faz uns 60 anos (Dorian deu a entrevista na sua casa da rua Ana Neri, bairro de Petrópolis).

– Então Newton me convidou, e eu comecei a pintar em função da modernidade, eu fazia uma pintura clássica por conta do meu tio Moura Rabelo, que era pintor clássico aqui em Natal e já estava no Rio de Janeiro há muitos anos, e eu conhecia alguns trabalhos dele, acho que na geração dele, foi um dos artistas plásticos mais perfeitos (…). Ficou conhecido como um retratista de Natal.

– E quando veio a modernidade aqui em Natal, que chegou cedo, eu realmente não mudei a princípio, mas quando tomei conhecimento da obra de Navarro já me veio aquela vontade de participar da modernidade.”

E Dorian segue contando vários capítulos de sua fica vida de artista e de cidadão. Espero que o leitor adquira a revista para desfrutar  bons instantes de prazer, ao mesmo tempo que se desliga  da tevê e da internet onde as notícias não são boas. Na revista, no meio de seus colaboradores, vamos encontrar ao lado de Dorian Gray, artigos, crônicas e ensaios assinados, entre outros, por Ivan Maciel de Andrade, Diógenes da Cunha Lima, Padre João Medeiros Filho, Valério de Andrade, Jarbas Martins, Nelson Patriota, Vicente Serejo, Gustavo Sobral, Jurandyr Navarro, João Batista Machado, Valério Mesquita, Carlos Miranda Gomes, Iaperi Araújo, Lívio Oliveira. Sônia Faustino e Maria Aparecida de Almeida Rego.

Junte-se poemas de Newton Navarro, Diógenes da Cunha Lima, Racine Santos e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. Manoel Onofre Jr. escreve sobre a culinária portuguesa a partir do cardápio de Eça de Queiroz. A revista publica ainda o necrológio do acadêmico Ernani Rosado, feito por Cláudio Emerenciano, e o necrológio do academio José de Anchieta Ferreira, feito por João Batista Pinheiro Cabral.

Eleição  No mesmo final da tarde de quinta-feira, a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras realizará a eleição para escolha do sucessor do acadêmico Ernani Rosado, falecido no dia 8 de outubro do ano passado. Ocupava a cadeira 2, cujo patrono é Nísia Floresta.

Certa a eleição do escritor Humberto Hermenegildo de Araújo, seridoense nascido no Acari. Autor, entre outros livros de Modernismo Anos 20 no Rio Grande do Norte. É professor de Literatura da UFRN.

Chuva
O final de semana não foi de tantas chuvas como anunciavam as previsões meteorológicas. Segundo o boletim da Emparn, de sexta-feira, 24, para o amanhecer de ontem, há registro de chuvas (a maioria, finas) em apenas 38 municípios do Rio Grande do Norte, a maior delas, 52 milímetros, em São Bento do Norte, Litoral Norte.

No Oeste: São Rafael, 27, Porto do Mangue, 10, Mossoró, 9, Upanema, 6.  Seridó: Santana do Matos, 49, Ouro Branco, 33, Jardim do Seridó, 26, São José do Seridó, 24, Caicó (Mundo Novo), 9. No Agreste: Parazinho, 19, João Câmara, 11, Ielmo Marinho, 6. Região Leste: Canguaretama, 13.

No Ceará 
No Ceará, as chuvas de ontem também diminuíram de intensidade. Segundo o boletim da Funceme choveu em 63 municípios. A melhor chuva foi em Russas, na região Jaguaribana, 50 milímetros, seguida de Viçosa do Ceará, 41, e Ibiapina, 38. Os dois localizados na região da Ibiapaba, na divisa com o Piauí.

Asa Branca no rock
A notícia saiu na coluna de Ancelmo Gois de o Globo: a música de Luiz Gonzaga estará no Rock Rio deste ano. Boa notícia. Confira:

– O som do Nordeste brasileiro será muito bem representado no Rock in Rio deste ano. Dia 22 de setembro, o palco Sunset receberá “O grande encontro”, com Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença. O trio contará com a participação da Orquestra de Pífanos de Caruaru, que fará homenagem a Gonzagão”.
Beleza!

Futebol
Hoje tem Brasil e Paraguai jogando pelas eliminatórias do Copa do Mundo de 2018. Jogo em São Paulo no estádio do Corinthians, a torcida toda, das gerais às arquibancadas passando pelos botequins da vida, esperando que o time de Tite repita o jogão de Montevidéu.

O grande Tostão, o craque e o cronista, campeão do mundo, também está gostando da seleção. “Um grande time”, é o título de sua coluna de domingo na Folha. Começa assim:

– A seleção está pronta. O perigo é ter ficado pronta antes da Copa.

Livro  Sexta-feira que vem, 31, no Creps, do Shopping Sea Way (é aqui em Natal, mesmo, na avenida Roberto Freire, caminho de Ponta Negra), coisa das 18 horas, haverá o lançamento do livro As Mulheres em Olívia, de Lu Medeiros. É o seu romance de estreia.

A autora é professora do Curso de Psicologia da UFRN. O livro sai com o selo da editora Jovens Escribas.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas