terça-feira, 23 de abril, 2024
31.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Ribeira recebe neste domingo projeto cultural ‘Se essa rua fosse minha’

- Publicidade -
Estreia próximo domingo (29) na Ribeira, o projeto cultural “Se essa rua fosse minha…”, promovido pela prefeitura de Natal. A ideia é movimentar as ruas do bairro histórico e de tradição boêmia, com eventos culturais e de lazer. O trânsito será fechado para permitir a ocupação das pessoas nas ruas do bairro. 
O projeto acontecerá sempre no último domingo de cada mês. O projeto-piloto idealizado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e pelo Grupo para Projetos Estruturantes da Ribeira e Entorno (Coopere) busca fortalecer os vínculos com a Ribeira e movimentá-la com ações coletivas junto à comunidade.
A primeira edição do “Se essa rua fosse minha…” será realizada numa das faixas da Av. Duque de Caixas, entre o Teatro Alberto Maranhão e a Av. Gustavo Cordeiro de Farias. O quadrilátero lateral do teatro será bloqueado para a passagem de carros, a partir das 15h até às 21h, para a prática de caminhada, patinação, ciclismo e skatismo.
O público também poderá participar de minicircuito histórico, apreciar a mostra fotográfica Natal Cidade Memória e uma exposição de carros antigos. E ainda degustar comidinhas na feira gourmet dos foodtrucks, na praça de alimentação que será montada na Praça Augusto Severo. Outras ações previstas são apresentações artísticas e culturais, serviços de saúde, oficinas de beleza da Mary Kay, feirinha de artesanato, corte de cabelo masculino, avaliação física (massa e estatura corporal), ginástica laboral, aulas de zumba e outros ritmos.
De acordo com a secretaria adjunta de Planejamento da Semurb, Floresia Pessoa, a ideia do “Se essa rua fosse minha…” é dar visibilidade à Ribeira, despertando novamente nos natalenses o sentimento de pertencimento, e assim fortalecer os vínculos com o bairro e sua história. “Esperamos que a população natalense se identifique com o projeto, que busca essa reaproximação com a história da cidade, resgatando suas raízes”, diz.
Ainda segundo a secretaria para o lançamento foi escolhida a Av. Duque de Caxias como foco das ações por acolher ao longo de sua extensão prédios históricos e de relevância cultural, o que vai permitir a execução das atividades do projeto. Ela revela também que a equipe de técnicos da Semurb vai estar no local com um canal de comunicação, onde a população será ouvida com sugestões visando o processo de reabilitação do bairro.
Participam do projeto as secretarias municipais de Saúde (SMS), de Mobilidade Urbana (STTU), de Serviços Urbanos (Semsur), de Assistência Social (Semtas), de Administração (Semad), de Turismo (Setur), de Governo (SMG) e de Projetos Estruturantes (Seharpe). Além da Urbana, Funcarte e Guarda Municipal. E apoiam a realização do projeto o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-RN), Associação Comercial, Clube de Carros Antigos do RN, Núcleo de Avaliação Física (NARF) da UnP, Sindicato da Indústrias da Construção Civil do RN (SINDUSCON) e Grupo Reviver.
As informações são da Assessoria de imprensa
 
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas