sexta-feira, 19 de abril, 2024
32.1 C
Natal
sexta-feira, 19 de abril, 2024

Ribeira: velha de guerra e renovada

- Publicidade -

Yuno Silva
Repórter

A cidade de Natal cresceu de costas para o Rio Potengi, relegou seu patrimônio histórico à própria sorte, e despojou a Ribeira de sua memória – que permanece latente impressa na fachada de casarões, nas esquinas, ruas e becos. A vocação comercial do lugar perdeu-se ao longo do tempo, o número de moradores foi reduzido a pouco mais de duas mil pessoas segundo levantamento da Prefeitura em 2015, mas seu perfil boêmio e cultural é fácil de ser reconhecido. A velha Ribeira de guerra resiste, e três propostas para sua revitalização estão em pauta nos Estados Unidos, onde no próximo dia 28 de novembro será anunciado o projeto vencedor do concurso promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Projeto do BID para a Ribeira  recebeu 40 propostas, elaboradas em 31 universidades de 16 cidades do País. Dessas, 6 são da UFRN e uma da UnP

Projeto do BID para a Ribeira recebeu 40 propostas, elaboradas em 31
universidades de 16 cidades do País. Dessas, 6 são da UFRN e uma da UnP

#SAIBAMAIS#Realizado pela primeira vez no Brasil, o concurso BID UrbanLab visa destacar soluções criativas e inovadoras para problemas de desenvolvimento urbano da Ribeira. Voltada exclusividade para estudantes e profissionais vinculados à universidades, a competição acontece desde 2015 e já contemplou a Cidade do Panamá; Santa Marta na Colômbia; e Mendoza, Argentina.

A parceria local do BID foi firmada com a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), e a capital do Rio Grande do Norte superou as candidaturas de Olinda (PE) e Maceió (AL). A iniciativa também conta com parceria com o Ministério das Cidades e a Caixa.

A etapa tupiniquim do BID UrbanLab recebeu 40 propostas, elaboradas em 31 universidades de 16 cidades do País – seis delas da UFRN e uma da UnP. Da lista inicial, as 20 melhores passaram para uma segunda fase até chegar aos três projetos semifinalistas: “Olhos da Ribeira”, elaborado por estudantes do curso de Arquitetura na UFRN; “Retoma Ribeira”, proposta por alunos da Universidade de Brasília (UNB); e “Reviva Ribeira”, formatada por equipe da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP).

Em comum, as três propostas contemplam a criação de um deck margeando o Rio Potengi, requalificação de espaços públicos, valorização do patrimônio histórico, e incentivos para fortalecimento do comércio e incremento de moradias no bairro. Ois projetos estão expostos na sede do BID, em Washington DC.

O polígono definido pelo concurso para receber as intervenções compreende uma área de 28 hectares, tendo como limites ao norte o Rio Potengi; ao sul o campo de futebol João Câmara; a leste o Canto do Mangue; e a oeste a Praça Augusto Severo.

Equipe multidisciplinar
As equipes participantes são multidisciplinares e formadas por até seis pessoas: o grupo da UFRN envolveu uma pessoa da área de publicidade, a UNB contou com presença de engenheiro florestal, e a turma da USP agregou o design. O Banco Interamericano de Desenvolvimento custeou duas passagens aéreas para cada equipe, e garantiu hospedagem e alimentação durante a estadia nos EUA.

A cerimônia de premiação poderá ser acompanhada ao vivo pela internet, na próxima terça-feira (28), a partir das 16h30 (hora local) através da página do concurso: iadb.org/BIDUrbanLabBrasil. A secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Virgínia Ferreira, irá representar a Prefeitura de Natal durante a cerimônia de premiação nos Estados Unidos.

“Cada grupo terá 10 minutos para apresentar sua proposta, no formato venda de produto de marketing”, disse a professora Ruth Ataíde, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN, responsável por orientar o trabalho da equipe potiguar.

A equipe vencedora irá receber prêmio em dinheiro no valor de US$ 5 mil dólares, e a proposta escolhida será transformada em anteprojeto urbanístico com apoio de técnicos da Semurb, da Caixa e do Ministério das Cidades.

O grupo ganhador passará um mês em Natal, entre fevereiro e março de 2018, trabalhando no desenvolvimento da proposta. Porém, a materialização do projeto depende do interesse da Prefeitura e da viabilidade financeira. “O anteprojeto pode ser apresentado pela Prefeitura ao Banco, e ser for viável poderá sim ser financiado”, adiantou a assessoria de imprensa do BID.

O que?
Concurso BID UrbanLab, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Como?
Visa destacar soluções criativas e inovadoras para problemas de desenvolvimento urbano da Ribeira

Critérios de avaliação das propostas
. Conceito: concretização da ideia e materialidade da proposta; articulação entre diferentes intervenções

. Qualidade: coerência e técnica de visualização que permite comunicação clara, atrativa e efetiva das intervenções

. Inovação: visão diferente e adoção de estratégias originais frente aos desafios de mobilidade, moradia, espaço público, desenvolvimento social, ambiente e economia local

. Viabilidade: a proposta é técnica, econômica, social, institucional e ambientalmente sólida e apropriada às características locais

. Relação com o ambiente: conexão entre a infraestrutura existente e estruturas funcionais, e integração harmoniosa com o ambiente

. Inclusão social: contempla equipamentos sociais, espaços públicos, ações de participação cidadã e desenvolvimento comunitário

. Multisetorialidade: atende aspectos arquitetônicos, de engenharia, urbanos, ambientais, econômicos e sociológicos

. Sustentabilidade: a proposta considera características do solo e topografia, propõe soluções para lidar com problemas ambientais, aproveita a água da chuva, é baixa em nível de carbono, utiliza áreas verdes e prevê aspectos da mudança climática

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas