terça-feira, 23 de abril, 2024
25.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

Ricardo Teixeira chega em Natal, mas fica em silêncio

- Publicidade -

Principal convidado do seminário Natal Copa 2014, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, que vem tendo o nome ligado a uma uma série de escândalos na Fifa, optou por não falar com a imprensa no desembarque na capital potiguar. O dirigente será o principal palestrante no evento marcado para hoje às 8 horas no Hotel Pirâmide, na Via Costeira.

O deputado federal, Fábio Faria, que acompanhou Teixeira na viagem do Rio para Natal, realizada em voo fretado, disse ter conversado muito com o cartola e está convicto de que a cidade não corre qualquer risco de perder o posto de cidade-sede do Mundial, a não ser que volte a perder os prazos determinados pelo Comitê Organizador Local (LOC) da Copa, cujo cronograma foi apresentado no início de janeiro.

A estada do presidente da CBF em Natal será curta, ele irá passar menos de 24 horas na cidade. Como sua palestra será a de abertura do seminário, o dirigente deverá realizar uma explanação de, no máximo, 40 minutos e depois deverá responder apenas os questionamentos dos quatro integrantes da mesa. Terminada a participação, Ricardo Teixeira deverá estar retornando para o Rio de Janeiro por volta das 11 horas.

Fábio Faria chegou ao aeroporto potiguar com a mesma empolgação que o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo, apresentou em contatos anteriores com o dirigente máximo do futebol nacional. “Não tenho qualquer receio de ver Natal fora desse processo. Com a realização da licitação para o estádio Arena das Dunas fechada e a garantia da empresa OAS de que tudo ficará pronto no prazo estabelecido, não há como haver algum retrocesso”, salientou, porém fez questão de ressalvar a obrigação do governo do RN e da Prefeitura de Natal de também cumprirem sua parte no projeto.

As notícias dando conta de que  Goiânia estaria reivindicando a vaga natalense, na visão do deputado não têm consistência. “Mesmo estando com atraso em relação a algumas cidades que vão sediar a Copa, Natal está dentro do prazo e bem a frente de Goiânia. Mesmo se fosse possível a troca neste momento, eles teriam de começar o processo do zero”, destacou.

Falando sobre as questões dos aeroportos, Fábio enfatizou que a porta de entrada dos turistas em Natal será mesmo o aeroporto Augusto Severo. “Isso já está definido, a FIFA não gosta de correr nenhum tipo de risco e todos os projetos de mobilidade levam em consideração a ligação com o aeroporto de Parnamirim, não com o de São Gonçalo”, frisou.

Thertuliano aposta num bom retorno

O secretário  municipal de Turismo, Thertuliano Pinheiro, não tem dúvida: “Esse seminário será a largada definitiva do projeto da Copa em Natal”. O evento irá reunir membros da iniciativa privada com os principais nomes das classes empresariais do turismo de negócio e serviço, somado a quatro nomes emblemáticos em questões relativas ao Mundial de Futebol, entre os quais se encontram Ricardo Teixeira e Ricardo Gomyde, secretário nacional da Copa.

“Nós teremos a chance de ouvi-los, principalmente o presidente da CBF que terá a oportunidade de confirmar, de viva voz, para todos os nossos representantes se Natal será ou não cidade-sede na Copa do Mundo. Espero que ele possa reafirmar a posição da nossa cidade para dar fim a qualquer tipo de boato que possa surgir no futuro próximo”, acrescenta Thertuliano.

A Prefeitura de Natal está investindo R$ 300 mil ao grupo Ejesa para organizar o evento e realizar a divulgação no Brasil e em Portugal, através dos meios de comunicação ligados ao grupo. O secretário de Turismo acredita que embora o investimento seja considerável, o retorno será muito maior para cidade, que teve seu nome veiculado num dos maiores veículos de comunicação do país, através de matérias mostrando o potencial da cidade.

Thertuliano está convicto que essa será a oportunidade que as classes representativas do estado terão a oportunidade de conhecer a Copa por um outro ângulo, pelo lado da organização.

Empresários vão conhecer nova face da Copa

O Seminário Natal Copa 2014, promovido pela Prefeitura do Natal em parceria com o grupo Ejesa, pretende se transformar no palco de um grande debate sobre as oportunidades que um evento dessa magnitude trará para cidade. Essa será a oportunidade de colocar frente a frente, pessoas com vasta experiência nos bastidores de um Campeonato Mundial com  empresários de vários setores da economia do Estado.

O diretor-executivo do grupo Ejesa, Paulo Fraga, acredita que a presença do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em Natal trata-se de uma manifestação dupla de respeito do dirigente com a cidade e com a empresa organizadora do  seminário. “A vinda de Ricardo Teixeira, que tem uma agenda muito complicada, mostra a credibilidade do evento que estamos realizando e o apreço que ele sente por Natal, que foi escolhida para abrir esse ciclo de seminários nas cidades-sede”, salientou Fraga.

Rodrigo Cintra, secretário municipal de Juventude, Esporte e do Lazer, reforça a importância do evento. “Será uma excelente oportunidade para discutirmos o desenvolvimento da cidade, em vários aspectos, com a vinda do maior evento esportivo do planeta”, ressaltou.

Além de Ricardo Teixeira, o evento terá a participação de Mauro Multedo, vice-presidente de Marketing do McDonald’s; Ricardo Gomyde, assessor especial do Ministério do Esporte, que vai falar sobre a experiência de países que receberam uma Copa.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas