Rio de Janeiro pode perder 3ª posição em PIB per capita para SC, aponta estudo

Publicação: 2019-12-09 09:07:00
A+ A-
Santa Catarina pode desbancar o Rio de Janeiro e se tornar o terceiro estado brasileiro com maior PIB per capita. A terra da cidade maravilhosa tem o menor crescimento econômico acumulado nas últimas duas décadas dentre todas as federações. Os números que comprovarão se o Rio perde ou não o posto de terceiro lugar, atrás apenas do Distrito Federal e de São Paulo, serão divulgados no ano que vem, mas uma previsão do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) aponta a troca de posições.

Créditos: Arquivo/Agência BrasilO monumento do Cristo Redentor foi inaugurado em 1931, no alto do Morro do CorcovadoO monumento do Cristo Redentor foi inaugurado em 1931, no alto do Morro do Corcovado

Em 2007, essa situação chegou a acontecer. Naquela ocasião, os 40,5 mil reais per capita dos catarinenses superavam os 39,7 mil reais dos cariocas. Porém, desde 2008 quando assumiu a terceira posição entre os estados, o Rio de Janeiro se estabilizou nessa colocação, de acordo com as contas regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda na comparação entre os dois estados, no período entre 2002 e 2018, o Rio de Janeiro demonstrou aumento no PIB per capita de 3,46%, com a variação de 37,6 mil reais para 38,9 mil reais. Enquanto que no mesmo espaço de tempo, Santa Catarina teve um aumento de 14,49%, de 35,2 mil reais para 40,3 mil reais per capita. Os dados do ano passado levam em consideração a projeção do Ibre/FGV.

Com base nos números concretos de 2017, outro estado que se aproxima do Rio de Janeiro é o Mato Grosso. Naquele ano, os mato-grossenses estavam na quinta colocação do ranking, com ganhos de 37,9 mil reais per capita.