Rio de Janeiro pode perder 3ª posição em PIB per capita para SC, aponta estudo

Publicação: 2019-12-09 09:07:00 | Comentários: 0
A+ A-
Santa Catarina pode desbancar o Rio de Janeiro e se tornar o terceiro estado brasileiro com maior PIB per capita. A terra da cidade maravilhosa tem o menor crescimento econômico acumulado nas últimas duas décadas dentre todas as federações. Os números que comprovarão se o Rio perde ou não o posto de terceiro lugar, atrás apenas do Distrito Federal e de São Paulo, serão divulgados no ano que vem, mas uma previsão do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) aponta a troca de posições.

O monumento do Cristo Redentor foi inaugurado em 1931, no alto do Morro do Corcovado

Em 2007, essa situação chegou a acontecer. Naquela ocasião, os 40,5 mil reais per capita dos catarinenses superavam os 39,7 mil reais dos cariocas. Porém, desde 2008 quando assumiu a terceira posição entre os estados, o Rio de Janeiro se estabilizou nessa colocação, de acordo com as contas regionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda na comparação entre os dois estados, no período entre 2002 e 2018, o Rio de Janeiro demonstrou aumento no PIB per capita de 3,46%, com a variação de 37,6 mil reais para 38,9 mil reais. Enquanto que no mesmo espaço de tempo, Santa Catarina teve um aumento de 14,49%, de 35,2 mil reais para 40,3 mil reais per capita. Os dados do ano passado levam em consideração a projeção do Ibre/FGV.

Com base nos números concretos de 2017, outro estado que se aproxima do Rio de Janeiro é o Mato Grosso. Naquele ano, os mato-grossenses estavam na quinta colocação do ranking, com ganhos de 37,9 mil reais per capita.


continuar lendo


Deixe seu comentário!

Comentários