sexta-feira, 29 de março, 2024
27.1 C
Natal
sexta-feira, 29 de março, 2024

Rio Grande do Norte faz intercâmbio com Cuba

- Publicidade -

O “Nordestão” de xadrez realizado na penúltima semana do mês passado, em Macaíba, rendeu bons frutos para o município e também para o Estado. A cidade da Grande Natal ganhou novos adeptos e assumiu um papel importante no xadrez escolar, enquanto o Estado foi premiado com um intercâmbio entre a Federação Norte-rio-grandense de Xadrez e o Mestre Internacional, Gerardo Lebredo, de Cuba.

“Com um intercâmbio como esse, o nível técnico do xadrez potiguar só tende a melhorar, já que vamos ter contatos periódicos com a melhor escola de xadrez da América Latina, que é Cuba”, destacou Máximo Macedo, dirigente da Federação.  A quinta colocação na competição aberta de Macaíba deixou o mestre cubano com uma boa impressão da região. “O torneio contou com um bom nível técnico e acredito que o Rio Grande do Norte tem um grande potencial para o xadrez”, observou Gerardo, que também é mestre em educação e administra, na condição de reitor, o instituto superior latino-americano de xadrez, com sede em Havana.

Com o intercâmbio Cuba/RN, os enxadristas potiguares devem passar a ter um maior contato com os cubanos, campeões do esporte na América Latina. “A viabilização do intercâmbio vai possibilitar um número maior de palestras de cubanos no Estado, além de permitir a ida de enxadristas daqui para Cuba”, completou Máximo Macedo. “Acho que será muito interessante essa troca de experiência”, emendou o mestre Gerardo Lebredo.

Ainda em Natal, depois da participação do torneio de Macaíba, que tem explorado a prática do xadrez nas escolas do município, Gerardo Lebredo ainda ministrou 4 palestras com o tema “Estratégia, tática e cálculo de variantes” na Academia da Polícia Militar, apoio da Unimed. “O grande interesse pelas palestras foi a prova de que o xadrez pode evoluir muito mais aqui no Rio Grande do Norte”, disse Lebredo.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas