quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

Rio Grande do Norte tem mais de 129 mil inscritos para o Enem

- Publicidade -
Mais de 129 mil potiguares estão inscritos para prestar, neste domingo (17) e no próximo (24) o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Principal porta de entrada para o ensino superior no país, a prova foi adiada de novembro para janeiro por causa da pandemia, e deve acontecer em meio à regras de distanciamento social e uso obrigatório de máscara nas salas de aplicação da prova. Com as portas programadas para abrir às 11h30 e início do exame marcado para as 13h, em Natal, desde antes das 11h da manhã já era possível observar dezenas de estudantes aguardando a abertura dos portões em frente aos locais de prova. 
Estado tem mais de 129 mil inscritos para o exame
#SAIBAMAIS#Este ano, diferente do que foi observado em anos anteriores, quando engarrafamentos em frente aos principais locais de prova de Natal eram a regra, havia pouco ou nenhum trânsito nas maiores avenidas da cidade, como a Senador Salgado Filho e a avenida Prudente de Morais. As portas abriram 30 minutos antes do horário previsto no edital, as 11h30, com o objetivo de reduzir aglomerações. 
Stefany Caroline, de 21 anos, foi uma das que chegou cedo ao seu local de prova, no Campus Salgado Filho da Universidade Potiguar (UnP). Ela passou o ano se preparando para prestar a prova, e deseja ingressar no curso de medicina. Apesar de não ter deixado de lado a preparação ao longo do ano, Stefany conta que teve dificuldade de conciliar os estudos remotos e o trabalho durante a pandemia. “Foi muito mais difícil manter o foco e a concentração. Tive de me valer de aulas no YouTube e da internet para complementar os estudos”, conta. 
Stefany Caroline deseja cursar medicia
A jovem Maria Isabel Leite, de 20 anos, conta que também precisou ajustar os cronogramas de estudo e metas que havia preparado para 2020. Acompanhada da mãe, Edileide, e do pai, Eider, ela foi uma das que chegou cedo na sede da Universidade. “Foi muito difícil e precisei ajustar muitos planos. Mas hoje estou aqui com a certeza de que estudei o que poderia estudar, e com o apoio moral deles para dar força”, disse Maria, que pretende usar a nota da prova para ingressar no curso de fisioterapia. 
Maria Isabel Leite acompanhada da mãe, Edileide, e do pai, Eider
Além da obrigatoriedade do uso de máscara nas salas de aula (sob pena de desqualificação do Exame), o Instituto Anisio Teixeira afirma ter investido R$ 64 milhões em medidas de prevenção contra a COVID-19, para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual. Dentre as novas medidas, consta a redução de número de alunos por sala em 50%. Os locais de prova deverão ser higienizados antes de casa aplicação.
Para as pessoas que pertencem a grupos de risco para a doença, como idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade, a alocação nas salas vai acontecer de forma diferenciada. A ocupação nessas salas será de até 25% da capacidade máxima. Além da redução de pessoas por ambiente, uma sala de até 12 pessoas será destinada aos participantes 
Outra novidade da prova será a possibilidade de fazê-la no formato digital, que vai acontecer pela primeira vez este ano, na forma de projeto piloto. A implantação do Enem Digital será progressiva, com previsão de consolidação em 2026. As primeiras aplicações digitais serão opcionais, e os participantes puderam escolher, no ato de inscrição, pela aplicação-piloto no modelo digital ou pela tradicional prova em papel. No primeiro ano de teste, o modelo digital será aplicado para até 100 mil pessoas de todo Brasil. No RN, 2.126 se inscreveram para a prova digital.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas