sábado, 20 de abril, 2024
25.1 C
Natal
sábado, 20 de abril, 2024

Rio Grande do Norte tem plano para reduzir mortalidade materna

- Publicidade -
A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu, em seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma meta de redução da taxa de mortalidade materna para menos de 70 mortes por 100.000 nascidos vivos até 2030. No entanto, o Brasil precisou readequar suas expectativas, buscando chegar ao ano de 2030 com uma razão de morte materna de 30. Atualmente, a taxa de de 2021 foi de 07 mortes por 100 mil nascidos vivos.
Em maio de 2021, o Estado do Rio Grande do Norte lançou o Plano Estadual de Redução da Mortalidade Materna e na Infância (PERMMI), que trata-se de instrumento orientador de gestão para a organização e priorização de estratégias, a fim de possibilitar a redução da morte materna e na infância por causas evitáveis. Ainda busca contribuir para a reorientação das práticas assistenciais, sanitárias e consequentemente do modelo de atenção à saúde.
Ações
A Sesap informa que tem oferecido diversas ações de educação permanente aos profissionais da rede materno-infantil como atualização de boas práticas para o parto e nascimento, uso do partograma, implantação do checklist parto seguro OMS, discussões de casos clínicos, implantação da plataforma Qualiparto, curso para enfermeiros em boas práticas em imersão ao parto e nascimento, em parceria com o Hospital Universitário Ana Bezerra. Contatada, a SMS não comentou sobre seu planejamento estratégico até o fechamento da matéria.
Samara também menciona importante avanço na rede estadual: o Hospital da Mulher, a ser inaugurado neste ano, em Mossoró. A unidade terá como foco o atendimento à gestação de alto risco e especialidades relacionadas, tornando-se referência para a rede de saúde pública. A Unidade contempla a atenção referenciada a nível secundário e terciário para os serviços de ginecologia, obstetrícia de alto risco, neonatologia e exames de apoio diagnóstico.
- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas