quinta-feira, 25 de abril, 2024
26.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Rio Piranhas destrói ponte e impede transporte de minério

- Publicidade -

EFEITO - Pio diz que 25 mil toneladas de minério estão estocadas

O transporte de minério de ferro extraído da mina Bonito, em Jucurutu, está suspenso desde a segunda-feira de carnaval depois que a cheia do rio Piranhas destruiu a ponte improvisada na estrada de acesso à jazida. As empresas Mhag Serviços & Mineração S/A e a Toniolo Busnello S/A – Túneis, Terraplanagens e Pavimentações aguardam o nível d’água do rio baixar para iniciarem a recuperação. O diretor presidente da Mhag, Pio Sacchi, diz que até a próxima segunda-feira deixarão de escoar 25 mil toneladas de minério até o Porto de Suape (Recife).

Os serviços de recuperação deve durar até dez dias, segundo o diretor presidente da Mhag. A extração e o processamento do minério continuam, apesar de as carretas não poderem trafegar. O material está sendo estocado nos pátios da mina, especialmente construídos pela mineradora.

Pio Sacchi afirma que, por enquanto, as empresas não calcularam de quanto será o prejuízo financeiro com a interrupção do transporte. O rio Piranhas encheu após as fortes chuvas registradas nas regiões Seridó e Central do Rio Grande do Norte nas duas últimas semanas. “No momento, estamos mais preocupados em recuperar a passagem molhada. Antes mesmo de sabermos quanto isso representa de perda hoje”, afirmou o diretor presidente. As manilhas metálicas com 2,30 metros de diâmetro e outras de concreto não resistiram à correnteza e foram levadas rio abaixo.

O problema obrigou a Mhag Serviços & Mineração S/A adiar o segundo embarque de minério, previsto para a segunda quinzena deste mês, com destino à China. O minério produzido a partir da Mina do Bonito será escoado através das rodovias – passando por Jucurutu, Caicó (comunidade de Palma), Várzea (PB), Santa Luzia (PB) e Junco Seridó (PB) – até o terminal da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), no município de Juazeirinho (PB). A partir daí segue de trem para o Porto de Suape, em Pernambuco, onde é embarcado em navios com capacidade para 100 mil toneladas rumo à Ásia.

“O atraso nos embarques implica em atraso nos faturamento”, disse Pio Sacchi. O ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Maia, chegou a questionar (à época que ocupava o cargo) se as empresas não teriam problemas como esse quando o inverno chegasse. A estação chuvosa, na região Seridó, começou na segunda quinzena do mês passado e, segundo os meteorologistas só termina entre maio e junho.

O rio Piranhas integra a maior bacia hidrográfica da região onde está localizada a Mina Bonito – no povoado Mutamba, em Jucurutu – à margem esquerda da barragem Armando Ribeiro Gonçalves. O reservatório é um dos maiores do Estado.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas