Cookie Consent
Natal
Rio Pitimbu recebe ação com plantio de mudas
Publicado: 13:54:00 - 03/06/2017 Atualizado: 13:54:29 - 03/06/2017
As margens do rio Pitimbu receberam, ontem, o Mutirão de Preservação SOS Rio Pitimbu. A ação contou com um ato ecumênico, abraço simbólico ao rio e plantio de 100 mudas de espécies nativas da região. A iniciativa foi coordenada pela secretaria municipal de Meio Ambiente e Urbanismo em parceria com a Igreja Católica, IDEMA, IGARN, CIPAM, Guarda Ambiental, Comite de Preservação do Rio Pitimbu, Semurb de Parnamirim e Horto Municipal.
Secom/Prefeitura do Natal
A ação contou com o plantio de 100 mudas nativas da região

A ação contou com o plantio de 100 mudas nativas da região


A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Virgínia Ferreira, acompanhou a ação ambiental e destacou que a Prefeitura do Natal vem realizando fiscalizações periódicas na área para evitar a degradação do manancial que é um dos mais importantes da cidade. Ela agradeceu a parceria das entidades envolvidas e conclamou a todos a ficarem em permanente vigilância para proteger o Rio Pitimbu: "Este rio abastece 30% da nossa cidade. São 280 mil pessoas consumindo as águas do Pitimbu. Sua importância é imensa e todos nós devemos nos conscientizar disso. Estamos aqui para mostrar que a Prefeitura é sensível a esta causa e vai fazer o que for preciso para ajudar na preservação do rio".

Leonardo Almeida, diretor do Departamento de Fiscalização da Semurb, disse que foram plantadas mudas de Pau-Brasil, Ingá, Ipê Amarelo e Paineira. Ele falou ainda que durante uma operação reliazada na região a equipe do órgão já chegou a retirar 1 tonelada de lixo em um trecho de apenas 300 metros do rio. L Para ele, isso comprova que é preciso uma ação permanente voltada a educação ambiental da população, sob pena da degradação do local aumentar ainda mais: "A realidade do Rio Pitimbu não é satisfatória. Os órgãos ambientais executam as suas tarefas, mas infelizmente as pessoas insistem em poluir, retiram a vegetação das margens e fazem ligações clandestinas de esgoto em suas casas. Isso vai matando o rio aos poucos. Temos que nos unir".

Este evento está inserido na programação da Semana do Meio Ambienta organizada pela Prefeitura do Natal. A abertura oficial da semana acontece segunda-feira (05), às 9h, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.

Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte