Cookie Consent
Natal
RN desobriga uso de máscaras em ambientes abertos a partir 16 de março
Publicado: 09:56:00 - 08/03/2022 Atualizado: 09:13:46 - 08/03/2022
O Rio Grande do Norte definiu a data em que o uso de máscaras deixará de ser obrigatório em ambientes abertos: 16 de março. A decisão foi confirmada na manhã desta terça-feira (8) pelo secretário de Saúde do estado, Cipriano Maia.
Alex Régis


Leia Mais

A liberação ocorre no momento em que o estado está com o menor índice de transmissibilidade da covid-19 desde o início da pandemia. A medida foi tomada após reunião do comitê científico do Rio Grande do Norte, que se reuniu na noite desta segunda (7) e discutiu a situação da pandemia no Estado. O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a queda no número de casos e óbitos nas últimas semanas foram fatores primordiais para a tomada da decisão. No RN, são 2.526.783 pessoas vacinadas com as duas doses, o equivalente a 79% da população potiguar. Com a primeira dose, esse número chega a 2.900.148, o que corresponde a 91%.

"O comitê analisou a situação epidemiológica do Estado, quanto ao indicador composto como a tendência de casos e óbitos e vivemos um cenário bastante confortável, em que tivemos a descida da escalada de casos. Nesta fase da pandemia chegou ao pico máximo de casos, com 4 mil por dia e voltamos a ter um número de óbitos de 15 por dia. Felizmente esse cenário voltou a ficar sob controle. Temos três dias sem anúncios de óbitos, diminuição de casos abaixo de 100 casos e acreditamos que caminhamos para um curso endêmico da doença. A partir deste cenário, o comitê recomendou que a gente pode flexibilizar as medidas restritivas, não farmacológicas, para a condução da pandemia nos próximos meses", disse Cipriano Maia.

O titular da Sesap informou que o decreto deverá ser publicado no próximo dia 15 de março. Questionado sobre porquê a desobrigação do uso da máscara não poderia ser aplicada já nos próximos dias, o secretário informou que "tivemos o Carnaval e temos esse tempo de observação da movimentação de casos. Mesmo não tendo uma previsibilidade de novas explosões de casos, o comitê considerou mais seguro observar esse comportamento até dias depois do encerramento do carnaval para que possamos ter mais segurança. Nisso, o indicativo de liberar as máscaras em ambientes externos a partir do dia 16 e com isso continuaremos monitorando e a partir da tendência que vai ser observada a sequência, vamos projetar num futuro próximo até a liberação dos ambientes internos, o que não é o caso agora", acrescentou.

O uso de máscaras no Rio Grande do Norte é obrigatório desde o dia 7 de maio de 2020. À época, o decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra estipulava uma multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento. Algumas cidades potiguares já haviam editado decretos municipais para obrigar a utilização de máscaras em situações específicas. Foi o caso de Natal, que desde 30 de abril obrigou o uso de máscaras em lojas e transportes públicos.



Leia também

Plantão de Notícias

Baixe Grátis o App Tribuna do Norte

Jornal Impresso

Edição do dia:
Edição do Dia - Jornal Tribuna do Norte