terça-feira, 23 de abril, 2024
26.1 C
Natal
terça-feira, 23 de abril, 2024

RN cadastra 2º maior número de projetos em novo leilão

- Publicidade -

O Rio Grande do Norte teve o segundo maior número de projetos inscritos no leilão de energia A-5/2014, que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promoverá no dia 12 de setembro com diversas fontes de energia.
Parque eólico no RN: projetos de geração eólica são maioria no leilão, mas há também usinas solares e térmicas inscritas na disputa
O estado teve 152 projetos cadastrados, com oferta  somada de 3.991 Megawatts (MW), entre usinas eólicas, solares e térmicas a biomassa e a gás natural. Os números só são inferiores aos da Bahia, com 387 projetos e 10.817 MW.

De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que divulgou ontem o balanço das inscrições, o leilão bateu recorde em projetos cadastrados. Considerando todos os estados e fontes de energia na disputa, há mais de mil empreendimentos inscritos, totalizando 50.906 MW. Todos os projetos ainda passarão pelo processo de habilitação para poderem seguir no leilão.

Atratividade
“Eu não tenho conhecimento de nenhum leilão de energia no mundo que tenha atraído tantos projetos. Isso confirma a atratividade desse tipo de leilão para o investidor privado”, afirmou o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim.

As usinas termelétricas a gás natural e as usinas eólicas foram o grande destaque – considerando a soma dos projetos – correspondendo a mais de 70% da oferta de energia elétrica para entrega em 2019.

Foram cadastrados 708 empreendimentos eólicos, totalizando 17.373 MW, e 36 térmicas a gás natural, com oferta de 20.057 MW.

Tolmasquim destacou ainda que o Leilão A-5/2014 marca a volta dos projetos termelétricos a gás natural, responsáveis pela maior oferta de nova capacidade instalada no certame. Ele observou também que o grande número de projetos eólicos, mais de 700, “mostra que a energia eólica é uma fonte que veio para ficar na matriz elétrica brasileira”.

Os nove estados do Nordeste  tiveram projetos inscritos no leilão, com predominância de geração eólica. As exceções são os estados de Sergipe e Alagoas, que cadastraram apenas térmicas.

Fora da região, estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo também participam.

Os leilões são importantes porque, além de ampliar a oferta de energia, ajudam a viabilizar os projetos ao garantir mercado de longo prazo à produção.

SAIBA MAIS
Nesta sexta-feira, dia 6, a Aneel promove, às 10h, um outro leilão: o Leilão de Energia nº 3/2014 (A-3*) destinado à compra de energia de novos empreendimentos de geração de fontes hidrelétrica, eólica, termelétrica a gás natural e biomassa. O início de suprimento de energia dessas usinas será a partir de janeiro de 2017. Nesse leilão, os empreendimentos eólicos têm capacidade somada de 6.159 MW – desse total 9,83% devem ser ofertados por projetos no Rio Grande do Norte. O estado tem a quarta maior oferta de energia eólica no leilão (606 MW, provenientes de 23 projetos). Os Estados que mais apresentaram projetos foram Bahia (61 projetos de 1.544 MW), Ceará (68 projetos de 1.692 MW) e Rio Grande do Sul (67 projetos de 1.510 MW).

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas