quarta-feira, 24 de abril, 2024
29.1 C
Natal
quarta-feira, 24 de abril, 2024

RN compra equipamentos e vai ampliar testagem para Covid-19

- Publicidade -

O Governo do Estado pretende ampliar a testagem para o coronavírus no Rio Grande do Norte, e efetuou a aquisição de 157 mil testes para exame de sorologia através do método de quimioluminescência no Estado. Esse tipo de teste é capaz de identificar se o paciente já entrou em contato com o vírus, ou seja, visa detectar a presença de anticorpos no corpo do indivíduo, seja essa presença recente ou não.
Testagem será ampliada no RN
Durante a coletiva de imprensa diária da Secretaria do Estado de Saúde Pública (Sesap), a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica do Estado, Alessandra Lucchesi, explicou que a ampliação das testagens é uma das estratégias do Estado para detectar os casos rapidamente e conter a velocidade de disseminação. O público elegível será determinado de acordo com as populações ou categorias laborais que têm maior exposição ao vírus, salvo os profissionais da saúde e da segurança, que já estavam incluídos como prioridade nas formas de testagem anteriores, que continuam disponíveis.

Estão aptos a realização desses testes as seguintes categorias: coveiros, atendentes funerários, trabalhadores de limpeza urbana, trabalhadores de feiras livres, pescadores, trabalhadores dos Correios, motoristas de ambulâncias, ônibus ou aplicativos, médicos veterinários, brigadistas e bombeiros civis e militares, agentes de fiscalização, profissionais da cadeia de produção de alimentos e bebidas, aeronautas e controladores de voos, trabalhadores da área de assistência social.

Além da ampliação da testagem, o Estado continua o processo de abertura de leitos, apesar do momento “de situação epidemiológica cada vez mais favorável”, de acordo com Alessandra Lucchesi. Foram abertos 5 leitos de UTI em Currais Novos, 3 em São Paulo do Potengi, 3 leitos em Apodi e 10 leitos em Assú, na última quarta-feira, abertura que contou com a presença da governadora Fátima Bezerra. “Apesar de estarmos em um momento em que a situação epidemiológica vem se mostrando cada vez mais favorável,  nós permanecemos com a abertura de leitos, o que impacta nas taxas de ocupação verificadas recentemente”, afirma Alessandra. Desde o começo da pandemia, 577 leitos críticos e clínicos foram abertos no Rio Grande do Norte nas diversas regiões de saúde e, ao longo da última semana, com a queda na taxa de ocupação, alguns leitos destinados ao tratamento de pacientes com covid-19 começaram a ser desmobilizados e transferidos para outras especialidades.

Atualmente, o RN conta com 59.191 casos confirmados de covid-19, e 23.721 casos suspeitos. Entre a quinta-feira, 20, e a sexta-feira, 21, 3 novos óbitos foram confirmados no Estado, que contabiliza 2.154 mortes provocadas pela doença. Outros 235 óbitos permanecem em investigação pela Secretaria.

De acordo com dados da plataforma Regula RN, 318 pacientes encontravam-se internados até a sexta-feira, sendo 140 em leitos críticos e 178 em leitos clínicos. Ao todo, 3 pacientes aguardam leitos críticos no Estado, mas já possuem destino certo e apenas esperam a anuência das instituições para serem transferidos. Outros 5 aguardam leitos clínicos, nas mesmas condições. Além desses, 10 pessoas aguardavam transporte sanitário para serem transferidas às respectivas unidades hospitalares.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas