quinta-feira, 25 de abril, 2024
32.1 C
Natal
quinta-feira, 25 de abril, 2024

RN deve vacinar cerca de 870 mil pessoas contra a gripe

- Publicidade -

O Rio Grande do Norte registrou 46 casos de Síndrome Respiratória Grave, provocado pelo vírus da gripe, de janeiro a abril deste ano. Desse número, três pessoas foram a óbito. Todas eram idosas, e estavam no grupo de risco para a infecção. Diante do quadro, e em um período de maior vulnerabilidade ao vírus, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2018 começa no Estado na próxima segunda-feira (23) e vai até 1º de junho.

Em 2017, campanha conseguiu vacinar 85,7% do grupo prioritário

Em 2017, campanha conseguiu vacinar 85,7% do grupo prioritário

A estimativa da Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesap) para a campanha é vacinar mais de 870 mil pessoas que compõem o grupo prioritário. Fazem parte dele crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, mulheres que realizaram parto nos últimos 45 dias, adultos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, professores de escolas públicas e privadas, indígenas, portadores de doenças crônicas, jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional.

Esse grupo foi escolhido a partir das condições ambientais e de saúde em que estão expostas. Em 2017, a campanha conseguiu vacinar 85,7% dessas pessoas. Esse ano, a meta é atingir 90%.  De acordo com Maria de Lima, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, o restante da população pode procurar os postos de saúde após a campanha. “Nós focamos nesse grupo porque são mais suscetíveis, dentro de um período que o vírus circula mais, mas todos podem ser vacinados”, declarou. Também é possível encontrar a vacina na rede privada. O preço estimado é de R$ 200.

O objetivo da vacina é reduzir internações, complicações e óbitos causados pelo vírus da gripe. O material enviado pelo Ministério da Saúde ao Rio Grande do Norte evita três vírus: o H1N1, o H3N2 e Influenza B. Apesar da prevenção, Maria de Lima ressalta que os óbitos registrados no estado são decorrentes de grupos virais mais comuns. “Até agora, o estado não registrou nenhum óbito por H1N1 ou H3N2”, explicou. “Os números não são graves, estão dentro do esperado para o ano, mas o trabalho de vacinação é importante para a prevenção”.

A gripe é uma doença altamente contagiosa e pode se espalhar de forma rápida em locais fechados. No Brasil tem sua sazonalidade nos meses de maio até o final do inverno. O tempo de incubação do vírus pode variar de um a três dias. Os sintomas da doença podem prevalecer de três a sete dias e a recuperação do paciente pode levar até duas semanas. Os sintomas são geralmente: febre alta, dor no corpo, de garganta e de cabeça, corrimento do nariz, excesso de catarro, tosse e fraqueza muito grande. Quando não tratada corretamente pode evoluir para outras doenças como a bronquite e a pneumonia bacteriana.

“Para diminuir a proliferação do vírus alguns cuidados podem ser reforçados no período em que a pessoa estiver com gripe, como lavar sempre as mãos com água e sabão, ou, ainda, usar álcool 70%, principalmente após tossir e espirrar. Utilizar lenços descartáveis, deixar ventilado o ambiente, cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir, não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa, não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres”, reforçou Katiucia Roseli, coordenadora de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde.

Katia ainda enfatiza que para as pessoas que ainda não estão doentes, com alguns cuidados a influenza pode passar longe. Se for do grupo prioritário, é imprescindível a vacina, além disso, deve manter hábitos de vida saudáveis, praticar exercícios físicos regularmente e evitar um contato maior com pessoas doentes, como abraçar, beijar e dar apertos de mãos. “E se possível evitar participar de aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto”, concluiu a coordenadora de Imunizações.

Orientações
Campanha de vacinação contra a gripe
Início: 23 de abril
Final: 1 de junho

Quem pode ser vacinado?
Crianças com menos de cinco anos de idade;
Idosos com 60 anos ou mais;
Gestantes;
Mulheres com até 45 dias após o parto;
Trabalhadores de saúde;
Professores de escola pública e privada;
Indígenas;
Portadores de doenças crônicas;
Adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas;
População carcerária;
Funcionários do sistema prisional.

Onde?
Postos de saúde de todo Rio Grande do Norte

Número
46
casos de Síndrome Respiratória Grave, causado pela gripe, foram registrados no estado em 2018;

3
óbitos em decorrência desta síndrome já foram registrados.

- Publicidade -
Últimas Notícias
- Publicidade -
Notícias Relacionadas