RN discute Turismo em BH

Publicação: 2019-12-06 00:00:00
A+ A-
Antonio Roberto Rocha
antonioroberto@tribunadonorte.com.br

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Turismo do estado, participa do 10º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), em Belo Horizonte. O encontro se configura como um ambiente técnico destinado à análise de informações e compartilhamento permanente de experiências. O objetivo é orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados.

Com debates, palestras e rodas de conversa, o evento também agrega a ação denominada Roda de Boas Práticas, na qual representantes de estados da federação compartilham cases de sucesso. O Rio Grande do Norte, representado pela subsecretária de política e gestão turística, Solange Portela, irá participar do momento apresentando o case do famtour “Caçadores do Por do Sol”, idealizado e desenvolvido pela Emprotur, em parceria com o Sebrae, por meio do Investe Turismo, e Arena das Dunas.

Desde sua criação, em 2016, a RIMT já realizou sete encontros, que ofereceram troca de experiências e capacitação aos membros da rede em temáticas relacionadas à inteligência de mercado no turismo, além de oportunidades para networking e aproximação com o mercado. Tais encontros também foram fundamentais para a discussão e o planejamento técnico da política federal de marketing turístico. 

Bruno Reis é mediador de fórum em SP
A secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Aninha Costa, e o diretor da Emprotur, Bruno Reis, participaram na segunda-feira passada da segunda edição do Fórum Conectividade – Hub de Negócios, que aconteceu no Teatro Renaissance, em São Paulo.

O evento contou com a participação de empresários, executivos de companhias aéreas, gestores públicos e representantes de entidades do setor de aviação e do turismo, todos reunidos em um dia de conteúdo e networking, onde foram debatidos temas de extrema relevância para o setor.

Na ocasião, Bruno Reis foi o mediador do painel "Disruptivos: Nova Geração e suas demandas" com o CEO da Flapper, Paul Malicki; o CEO da Asta Linhas Aéreas, Adlberto Bogsan; e o diretor comercial da Flybondi, Mauricio Sana. “O evento foi uma ótima oportunidade de estabelecer contatos e apresentar o Rio Grande do Norte para tomadores de decisão da indústria da aviação”, comentou Reis.

“Alinhamos novas pautas em relação à conectividade aérea do Rio Grande do Norte com importantes players do segmento. O estado já teve a sua malha aérea incrementada em 2019, mas queremos ainda mais conexões em 2020”, revelou a secretária de turismo do estado, Aninha Costa.

Sabores da Pipa começa hoje
Pipa vai receber, durante nove dias, mais um evento gastronômico. É o Sabores da Pipa, que começa nesta sexta e prossegue até 15 de dezembro. O evento vai reunir sabores de várias nacionalidades espalhados por barracas à beira-mar, hotéis, ruas e restaurantes. Pratos e drinks serão apresentados com valores abaixo do preço médio.
Aromas, formas, cores, texturas e experiências vão circular pelas principais ruas da praia. São 25 estabelecimentos participantes e, nos horários do Tour Gastronômico, entre 19h e 21h, os visitantes poderão saborear as criações em formato finger food, no valor de R$ 10 – o que possibilita várias experiências gastronômicas a um valor acessível, trazendo um clima festivo às ruas da vila.

O Sabores da Pipa também oferece uma programação com oficinas de capacitação, de 9 a 14 de dezembro: Decoração Natalina para Bolos, Drinks de Verão, Massas Artesanais, Fotografias de Alimentos para Instagram e Culinária Peruana, entre outras.

Portal da ABIH-RN de cara nova
O portal da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte está de cara nova. Mais dinâmico, ficou fácil para navegar e se informar sobre o que acontece na indústria da hotelaria potiguar. As mudanças fazem do novo site uma vitrine mais moderna e intuitiva para as ações desenvolvidas pela ABIH-RN. Foi formulado especialmente para atender a todas as plataformas digitais, como notebooks, celulares e tablets.

A página inicial ficou mais clara e o acesso às matérias, fotos e informações de hotéis, pousadas e destinos turísticos ficou mais identificada. Uma das novidades é a agenda de eventos e compromissos. Há também uma página para que as pessoas interessadas em trabalhar em hotel enviem seu currículo.

Natal CVB faz balanço do ano
O Natal Convention Bureau anuncia incremento de 78% na captação de eventos em 2019. Segundo os gestores da entidade, que apresentaram recentemente o balanço do ano, o crescimento representará 286 mil room nights nos próximos dois anos. Os eventos captados ou apoiados pelo Natal CVB trarão ao destino 52.750 turistas em 2020 e 2021. O cálculo apresentado aponta para 150 milhões injetados na economia do Rio Grande do Norte no próximo biênio.

De acordo com recente pesquisa realizada em parceria com a Fecomércio-RN, o turista de eventos que visita Natal gasta 60% a mais do que o turista de lazer. O grau de instrução deste visitante costuma ser mais elevado e a renda individual é maior do que a dos passageiros que vêm apenas em busca de sol e mar. Ainda segundo o levantamento, 61% dos participantes de congressos e feiras visitam o Rio Grande do Norte pela primeira vez.

O Natal CVB informa também que seu setor de relacionamento capacitou 172 recepcionistas este ano. O objetivo principal foi conscientizar sobre a importância da taxa voluntária de turismo, a room tax. A entidade revela ainda que teve incremento de 11,6% no número de associados este ano, dentre eles os hotéis Senac Barreira Roxa, Marsol Beach e Terrazzo Ponta Negra Flat.